Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: CONSTRUINDO SABERES E PRÁTICA DE CUIDADO
Autores
ROSIANE PINHEIRO RODRIGUES (Relator)
VANDERSON CARVALHO NEVES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Trata-se de um relato de experiência vivenciada por uma das turmas da primeira edição do EDPOPSUS, no estado do Pará, formação ofertada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa/Ministério da Saúde no período de maio a setembro de 2017, em Belém-PA. A turma era integrada por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, com cerca de metade dela residente nos municípios da região do Marajó e região metropolitana de Belém. Teve como objetivo: apresentar a experiência da turma durante o processo formativo, suas práticas, vivências e transformações a partir da proposta do EDPOPSUS. A metodologia aplicada no curso de Educação Popular em Saúde foram instrumentos da educação libertadora do método de Paulo Freire, tais como: rodas de conversa, palavras geradoras, realidade do aluno, valorizando o conhecimento, os trabalhos de campo que traziam o diálogo, vivências, entrevistas e relatos. Resultados: No momento inicial do curso, as concepções e práticas de educação apresentadas foram de um grupo arraigado por uma educação bancária e que não percebia que o foco da formação seriam eles próprios, com seus saberes, suas experiências, fundada em trocas, com a construção de conhecimentos facilitada pelos educadores. A educação popular contribuiu para novas práticas de cuidado, pois houve, acima de tudo, o respeito por práticas antes desconsideradas e que se tornaram mais fortalecidas pela turma, potencializados através do conhecimento e vivências dos rituais de cura trazidos para a roda. A fitoterapia, a energização pelas mãos, a arte de rua, o cuidado corporal também, foram potencializados como práticas de cuidado. Conclusão: Ao longo da formação EDPOPSUS foram observadas mudanças nas concepções e práticas dos educandos, pois os estes passaram a articular e organizar a comunidade em prol da libertação e transformação da realidade, com base na concepção de que educação popular é parte dos movimentos do povo, de suas realidades e que é capaz de emancipar os grupos mais vulneráveis.