Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA DE ARACAJU NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI
Autores
ILZINEY SIMÕES DA SILVA CORREIA (Relator)
TAISE FERREIRA CAVALCANTE
RAULINNA GOMES DE SOUZA LIMA
ELIELSON LIMA RODRIGUES
ALINE VIEIRA BARROS GUIMARÃES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução. O Programa Saúde na Escola (PSE) de Aracaju prospectou condições de mobilizar as escolas da rede municipal e estadual de ensino no enfrentamento a proliferação do Aedes aegypti em 2015/2016, mesmo ainda não sendo protocolo e determinação de trabalho pelos Ministérios da Saúde e da Educação. O programa trouxe o enfrentamento desse vetor para dentro do lugar comum de desafios, mobilização, motivação e aprendizagem. Objetivo. Mostrar a experiência do PSE em Aracaju na mobilização e propagação de atividades de enfrentamento ao Aedes aegypti entre 2015 e 2016. Método. O PSE intuiu condições diretivas de operacionalizar a mobilização de representantes das escolas, propondo adesão das escolas aos desafios de interagir com as propostas do programa, para promover a sensibilização da comunidade escolar sobre a responsabilidade ética e social no contexto do acondicionamento correto dos resíduos sólidos produzidos, do acondicionamento de água potável, do cuidado com o meio ambiente e, essencialmente acerca da manutenção e da qualidade de vida. Foram realizadas duas etapas: a primeira foi de divulgar sobre a necessidade de desenvolver atividades educativas sobre o tema, e instrumentalizar condições de trabalho com os parceiros através de reuniões com representantes de escolas (diretores, coordenadores, professores), representantes de Unidade de Saúde (enfermeiros, agentes de saúde), representantes dos Supervisores de Endemias e Agentes de Endemias de Aracaju e reunião com as universidades. A segunda etapa foi otimizar as atividades propostas na ação da escola com distribuição de material, exibição de filmes didáticos sobre o tema, jogos lúdico-didáticos e roda de conversas sobre o enfrentamento ao Aedes e as rotinas diárias da comunidade. Resultado. Participação da comunidade escolar das unidades cadastradas no PSE Aracaju com adoção de medidas preventivas no espaço escolar e atividades de chamamento fora da escola para responsabilidade de todos no combate ao vetor. Conclusão. O combate ao mosquito perpassa por todos os espaços e esferas e, certamente, possibilita a transversalidade com outros temas que fomentem propostas positivas e exitosas de ações direcionadas ao manejo de tecnologias leves, apropriadas ao saber comum acerca do Aedes aegypti, o que torna o PSE uma importante ferramenta para a Saúde e Educação no enfrentamento a este problema que é de todos.