Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O USO DO FILME VIDAS SECAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LIZ ROMÃO DE BRITO (Relator)
MARHLA LAIANE DE BRITO ASSUNÇÃO
ANA CAROLINA CORDEIRO PENAFORTE
BISMARQUE SILVA LACERDA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
A interdisciplinaridade é o processo pelo qual se busca resolver problemáticas do mundo contemporâneo através de diferenciados conhecimentos. Esse campo de atuação tem sido reconhecido com frequência no campo educativo. Dentro dessa didática, a reprodução de filmes é uma ferramenta significativa: a linguagem cinematográfica dentro da sala de aula envolve e suscita nos alunos questionamentos político-sociais. Um exemplo de obra cinematográfica que desperta esses questionamentos e que deve ser trazido para dentro das aulas interdisciplinares do curso de enfermagem é o filme Vidas Secas, da obra literária de Graciliano Ramos, pois, se trata de um filme que no seu contexto, aborda problemas sociais como: pobreza, carência de educação e saúde básica, carência de saneamento, dentre outros. Dessa forma, é de extrema importância que problemas como esses se transformem em temas para discussão dentro desse modelo de aula no curso de enfermagem, uma vez que se relacionam com assuntos que circundam as disciplinas que norteiam o curso. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é ressaltar a importância da interdisciplinaridade relacionada com o uso do filme Vidas Secas nas aulas do curso de enfermagem. Promovendo, através desta, interação, reflexão e discussão entre os acadêmicos, de possíveis temas abordados no filme que estejam relacionados com o conteúdo programático das disciplinas envolvidas. Trata-se de uma pesquisa relacionada com a experiência de alunos sobre a aula interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Português, Saúde Coletiva e Saúde Ambiental, entre as turmas do 1º semestre do curso de enfermagem, onde foi apresentado o filme Vidas Secas e, após a execução deste, duas questões acerca da relação entre o filme e as disciplinas envolvidas foram sorteadas e debatidas em grupo. Foi possível perceber que a interdisciplinaridade relacionada com o uso do filme Vidas Secas nas aulas é uma importante ferramenta de interação e reflexão de como podemos nos posicionar como futuros enfermeiros frente às necessidades de uma determinada população, uma vez que o filme traz à tona a falta de assistência sofrida pelos personagens. Também vale ressaltar que o filme, nas suas entrelinhas, ressalta a importância de se adquirir conhecimento técnico-científico durante o período de formação, a fim de estimular o empoderamento profissional.