Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título FERRAMENTAS DIGITAIS: UM APOIO AO APRENDIZADO
Autores
ANNE CAROLINE DE MORAES MONÇÃO (Relator)
MSC. SUZY DARLEN DUTRA DE VASCONCELOS
BRENDA RODRIGUES GOMES
ISABELA DE OLIVEIRA MOREIRA
YASMIN ALONSO DE SALES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A tecnologia é uma ferramenta que está em constante progresso, e a mesma auxilia na formação de informações, e na construção de um aprendizado mais dinâmico. E através desta ferramenta acreditamos que é possível tornar o conhecimento mais acessível. Por meio desta ferramenta podemos contribuir para instrumentalizar nossos alunos por meio de aprendizado através de tecnologias digitais. O objeto desse trabalho é a elaboração de uma página na Internet com vídeos explicativos e demonstrativos das técnicas de Enfermagem, tornando mais fácil acesso do público interessado. Os objetivos: Elaborar uma página virtual do Projeto Práticas visuais para postagem dos vídeos produzidos sobre as técnicas e procedimentos de Enfermagem; Produzir vídeos didáticos sobre as técnicas e procedimentos de Enfermagem para serem publicados na página Virtual do Projeto Práticas Visuais; Auxiliar no aprendizado/aperfeiçoamento das técnicas e práticas usuais na profissão e Envolver os alunos e docentes na produção e criação dos vídeos que envolvem as práticas e procedimentos de Enfermagem. Metodologia: O estudo foi desenvolvido dentro do Projeto de Extensão “Práticas Visuais”, onde através do processo das metodologias ativas e criativas, visa estruturar todas as técnicas e procedimentos possíveis para postagem na página do projeto em uma rede social. Além de vídeos a página apresenta enquetes, testes, procedimentos avaliativos e o “tira” dúvidas. A página atualmente conta com a produção de vídeos, realizada pela a própria docente, responsável pelo projeto, e de acesso exclusivo para nossos alunos. E visando atender aos demais objetivos, futuramente teremos a participação dos demais integrantes do projeto e convidados. Assim, o aprender fazendo acontece de maneira sutil e motivadora. Resultados: Temos a construção da página do projeto Práticas visuais; a postagem vídeos; Um expressivo número de solicitações de acesso à página dos diversos seguimentos da Enfermagem: profissionais, estudantes de nível técnico e graduação. A solicitação expressiva nos levou a expansão do projeto, a abertura para a enfermagem em geral. Conclusões: A vasta procura para acesso nos leva a refletir sobre a necessidade de construção de ferramentas que possam dinamizar e facilitar o aprendizado e a atualização de profissionais e alunos. Outro ponto facilitador é que o acesso pode ser realizado de qualquer dispositivo móvel, aproximando do conteúdo.