Introdução: O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde para facilitar e organizar o trabalho de forma acolhedora e resolutiva com o objetivo de reduzir as filas e o tempo de espera, ampliando e qualificando o acesso ao serviço de saúde. Portanto, os serviços de saúde assumem sua a função de acolher, escutar e ser resolutivo diante da situação de saúde da população, além disso devem buscar reorganizar o processo de trabalho, de forma que o centro das suas ações seja pautado na equipe multiprofissional, ou seja, na “equipe de acolhimento”, que deve prestar uma escuta qualificada para o usuário do SUS. Objetivo: Relatar experiência de elaboração de uma cartilha para orientar os profissionais e usuários da Atenção Primária sobre os serviços realizados na Casa da Mulher, unidade de referência para o tratamento de mulheres com alterações de mama e colo do útero, trata-se de um serviço de atenção secundária do município de Belém do Pará. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido durante a atividade curricular de Gestão dos Serviços de Saúde da Faculdade de Enfermagem (FAENF), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Resultados: O desenvolvimento da cartilha “Guia da CASA da Mulher para Profissionais da Saúde” facilitará o atendimento aos usuários e auxiliará na compreensão dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde quanto à organização da CASA da Mulher, aos serviços realizados e ao referenciamento correto dos usuários a esta unidade. Para auxiliar na compreensão das informações por todos os diferentes públicos atingidos, também foi necessário desenvolver o folder “Guia da CASA da Mulher para Usuários”, anexado a cartilha, com uma linguagem mais popular. Conclusão: Por meio dessa atividade, foi possível a compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre o papel do enfermeiro gerente e a importância do instrumento para articular os serviços entre a Atenção Primária e Secundária à Saúde. Espera-se contribuir de forma eficiente tanto para o serviço de saúde quanto para a equipe multiprofissional, pois a Cartilha vem como suporte para compreensão dos serviços da CASA, estímulo à resolutividade, possível redução da demanda espontânea, aumento da segurança da assistência e satisfação dos usuários. |