Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DIÁRIA DA INTERNET POR ADOLESCENTES ESCOLARES
Autores
JULIANA FERREIRA CARLOS (Relator)
LIGERTH ALVES JUSTO
ROBERTA PEIXOTO VIEIRA
MARIA JANAINA DO Ó VIEIRA
ROGER RODRIGUES DA SILVA
FRANCISCO ELIZAUDO DE BRITO JÚNIOR
TALLES HOMERO PEREIRA FEITOSA
ROSELY LEYLIANE DOS SANTOS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A adolescência é uma fase de desenvolvimento físico e psicológico e fatores como acesso à internet, nível escolar; podem influenciar os hábitos de vida e de saúde desta população. Nesse cenário, o uso das tecnologias pode trazer benefícios e prejuízos aos adolescentes. A relevância deste estudo é proporcionar reflexão sobre a temática, especialmente à enfermagem por ser uma profissão promotora de saúde. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é descrever o padrão de utilização diária da internet por adolescentes escolares. MÉTODO: Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa realizada em uma escola pública de um município do Centro-Sul, Brasil. A população foi composta por adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. Os critérios de inclusão foram: alunos regularmente matriculados na faixa etária de 10 a 19 anos. Os critérios de exclusão: estudantes que não estavam presentes no período de coleta de dados. Após a aplicação desses critérios, participaram 61 alunos de 10 a 14 anos de idade. Os dados foram coletados a partir de um questionário nos meses de março e abril de 2017. Os dados foram organizados pelo SPSS 20.0 analisados descritivamente e a discussão realizada com literatura. Os aspectos éticos e legais foram seguidos aprovado pelo parecer nº 2.053.347/2017. RESULTADOS: Participaram 61 adolescentes com a predominância de 12 anos de idade. A maioria, era do sexo feminino (65,6%). Sobre com quem residiam, 93,4% dos escolares referiram morar com os pais. Todos os participantes responderam ter mais de uma tecnologia na sua casa, onde a televisão foi a mais citada (90,2%), seguida do computador e smartphone (83,6%). Quando às redes sociais, todos os adolescentes mencionaram utilizar pelo menos uma. O whatsapp foi o mais citado (96,7%), seguido dos facebook (80,03%) e instragam (78%). Quanto às horas de acesso de internet apenas três adolescentes responderam que não acessam nenhum tipo de rede social ou internet, sendo que nas outras perguntas esses mesmos adolescentes disseram ter redes sociais ou internet em suas casas. Em contraponto, 34,4% dos alunos mencionaram passar pelo menos 4 horas por dia acessando suas redes sociais, ou 8 horas de acesso (31,1%). CONCLUSÃO: É evidente o uso de internet por adolescentes. A pesquisa mostrou que todos eles tem acesso a algum tipo de tecnologia. Sugere-se que outros estudos sejam realizados a fim de estimular o impacto do uso da internet entre os adolescentes.