Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO PARA A CONSULTA DE ENFERMAGEM AO TRABALHADOR
Autores
MARIA JANAINA DO Ó VIEIRA (Relator)
GABRIEL FERNANDES PEREIRA
ANA RAELLY GOIS DA COSTA
ISABELLA SIMÕES BABACHINAS
CLEBSON PEREIRA DE OLIVERIA
TALLES HOMERO PEREIRA FEITOSA
SILVANA MIRANDA DA SILVA
ROSELY LEYLIANE DOS SANTOS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O campo da saúde do trabalhador possui abordagem multidisciplinar e multiprofissional e dentre as profissões que atuam e contribuem para este campo, destaca-se a enfermagem. O foco de atuação da enfermagem baseia-se no cuidado, com finalidade de promover a saúde integral do ser humano e comunidade, bem como prevenir agravos. Para tanto, faz-se necessária a instrumentalização dos profissionais para a execução de ações voltadas à promoção e à proteção da saúde, com vistas a reduzir as morbimortalidades decorrentes das ações produtivas empregadas no trabalho. OBJETIVO: Objetivou-se relatar a experiência de alunos do curso de Bacharel em Enfermagem no desenvolvimento coletivo de um instrumento para coleta de dados em consultas de Enfermagem em saúde trabalhador. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência desenvolvido por alunos do oitavo período do Curso de Enfermagem de uma Universidade localizada no estado do Ceará, no período dos meses de março a maio de 2018. Tal instrumento foi construído levando-se em consideração a etapa inicial do processo de enfermagem, ou seja, anamnese e exame físico visando o desenvolvimento da sistematização da consulta de enfermagem. RESULTADOS: Por meio de estudos da literatura, buscou-se identificar possíveis estressores que agem sobre os trabalhadores bem como situações de risco envolvendo a atividade laboral para que tais informações forneçam subsídios para o desenvolvimento das outras etapas do processo de enfermagem. Verificou–se que a construção do instrumento para coleta de dados (primeira etapa do processo de enfermagem) foi facilitador no processo ensino-aprendizagem, visto que a realização de uma revisão bibliográfica necessária durante o processo contribuiu para um maior embasamento teórico e uma análise crítica-reflexiva durante a síntese de informações para a compilação do instrumento. CONCLUSÃO: O processo de síntese das informações para consolidação de um instrumento para consulta de enfermagem na saúde do trabalhador motivou os alunos envolvidos a refletir sobre a assistência de enfermagem ao trabalhador e instigou o uso da sistematização da assistência de enfermagem como metodologia do trabalho de enfermagem.