Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título SAÚDE PREVENTIVA COMO DISCIPLINA EM UMA TURMA DE IDOSOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ÁDRIA STHELLA GUEDES PALADINO (Relator)
JOSÉ LUIS DA CUNA PENA
CUSTÓDIO DE SOUZA BRITO NETO
THAMIRES GOMES SALES
TAINA ORARA AMARAL DO CARMO
NATÁLIA RAMOS DOS SANTOS
LUCYELLE GLEYCE FERREIRA PÁDUA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Trabalhar educação em saúde com indivíduos idosos é uma tarefa um pouco delicada. Deve-se levar em consideração o fato de muitos serem resistentes a mudanças e/ou adaptação de algumas práticas fortemente trazidas por eles ao longo de sua construção como seres humanos. Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas durantes as aulas de Saúde Preventiva ministradas em um projeto de extensão existente na Universidade Federal do Amapá. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. O estudo foi vivenciado por meio de um encontro semanal no prédio onde funciona a Universidade da Maturidade do Amapá (UMAP), um projeto de extensão que vem sendo desenvolvido a cerca de 10 anos com idosos de Macapá e Santana no Estado do Amapá. Resultados e discussão: Durante a abordagem dos temas propostos, algumas vezes pelos próprios alunos da turma, é possível perceber um grande interesse pelos assuntos ministrados. Alguns idosos trazem experiências verídicas durante as aulas expositivas, o que acaba enriquecendo ainda mais o momento. Vale ressaltar que eles são estimulados a participar ativamente das conversas durante os encontros, através da apresentação de suas dúvidas e contribuições. Visando sempre a construção de novos conhecimentos do grupo durante essas trocas de informações. Conclusões: Diante da experiência exposta, foi possível perceber que os indivíduos que frequentam o projeto, acabam modificando alguns hábitos e práticas que já estavam muito bem firmados em seu cotidiano. Isso é possível através do conhecimento repassado por meio da equipe para o indivíduo, passando este a entender de forma clara e realista os malefícios de tal costume. A utilização dessa estratégia de educação em saúde, é muito importante por influenciar tanto no estilo de vida da pessoa idosa, quanto na qualidade de vida de todos os indivíduos que compõem seu grupo familiar.