Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ATIVIDADES LÚDICAS COMO CUIDADO DE ENFERMAGEM A IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ITAMARA BARBOSA SOUZA (Relator)
EVERALDO DE LIMA GOMES JUNIOR
HULDA ALVES DE ARAÚJO TENÓRIO
EMILLY SOUZA MARQUES
RAISSA FERNANDA EVANGELISTA PIRES DOS SANTOS
LUCIANA DA SILVA VIANA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O envelhecimento é um processo contínuo, gradual e fisiológico. Esta fase da vida requer dos familiares cuidados especiais, porém existem vários elementos capazes de interferirem na permanência dos idosos junto aos seus parentes, e nesse contexto encontram-se as instituições de longa permanência (ILPI). Longe de seus entes mais próximos os idosos institucionalizados podem apresentar quadros de solidão, gerando sofrimento psíquico e mental. Neste cenário percebe-se que as práticas de atividades lúdicas pode ser uma excelente estratégia para promoção da mudança no estilo de vida dos idosos institucionalizados, pois estão relacionadas com a viabilidade de momentos de bem-estar físico e mental. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem ao realizarem cuidados de saúde da pessoa idosa. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que surgiu a partir de aulas práticas realizadas da ILPI Maria Julia Miranda, localizada no bairro da Gruta em Maceió – Alagoas, em setembro de 2017. Resultados: A assistência foi desenvolvida em dois momentos, no primeiro foi realizado o histórico de enfermagem que nos permitiu a identificação de doenças e riscos à saúde. Neste sentido um plano de cuidados foi elaborando usando a Classificação Internacional para prática de Enfermagem. No segundo as ações como banho no leito, massagem de alívio e mudança de decúbito foram realizadas, finalizando com momentos lúdicos onde as idosas cantavam, dançavam, além de resolverem quebra cabeças, caça palavras e pintarem livretos. Durante a realização destas atividades observou-se que inicialmente algumas idosas apresentavam dificuldades para realizarem as atividades lúdicas propostas, sendo necessário uma maior aproximação dos graduandos através da conversa e da escuta na busca do desenvolvimento de maior vínculo e confiança entre os atores. Assim, ao decorrer dos dias as idosas foram aumentando sua participação, ampliando sua capacidade física de interagir, bem como suas habilidades cognitivas e emocionais. Conclusão: Constatou-se que a prática das atividades lúdicas favorecem significativamente a aprendizagem, a interação social e a autonomia, além de propiciar a manutenção do estado cognitivo e funcional melhorando a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. Destacamos ainda que as atividades lúdicas são de baixo custo podendo ser incorporadas nas programações diárias das ILPIs mantendo assim sentimentos de prazer e alegria aos idosos.