Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA DO TRAUMA E EMERGÊNCIA
Autores
MICHELLE VENÂNCIO HONG (Relator)
DANIEL AUGUSTO DA SILVA
LUCIO HENRIQUE D'AVILA MOREIRA
ROSÂNGELA GONÇALVES DA SILVA
CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA
VERUSCA KELLY CAPELLINI
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Na lógica do mercado capitalista de trabalho contemporâneo, tem ocorrido a exigência de profissionais críticos, reflexivos, competentes, com base científica, capacidade de inovação e poder de ação. A isto, é implicada necessidade da busca e adoção de novas estratégias na formação do aluno no ensino superior, de modo a oferecer a este, o conhecimento necessário para a sua atuação e que sejam capazes de responder a complexas exigências e constantes desafios. Uma proposta para responder a essa lacuna compreende as Ligas Acadêmicas, projetos de extensão que promovem a articulação dos saberes, e tem sido uma estratégia empregada pelas Instituições de Ensino. Desta forma, este relato de experiência tem como objetivo relatar a criação e implantação do projeto de extensão intitulado: FEMA ETHOS – Liga do Trauma e Emergência, vinculado ao curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis. Trata-se de um relato de experiência acerca da criação e implantação do projeto de extensão Liga Acadêmica do Trauma e Emergência, direcionado aos estudantes universitários do curso de Enfermagem na Fundação Educacional do Município de Assis. Este relato foi divido em capítulos, contendo a idealização e os processos de construção da Liga Acadêmica, as vivências e atividades realizadas e as contribuições proporcionadas para estudantes, professores e comunidade. A criação da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência partiu da necessidade, observada por professores e alunos, de formação específica na temática do atendimento em urgência e emergência, tanto no contexto pré-hospitalar como no contexto hospitalar. As atividades compreendem reuniões administrativas e atividades educativas, que incluem cursos de capacitação teóricos e práticos, direcionados aos integrantes da liga ou à comunidade. Para todas as atividades da liga acadêmica, os integrantes são incentivados e estimulados à participação ativa, assumindo papel de liderança, organização e execução. A inserção da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência na graduação em Enfermagem mostrou-se uma importante tecnologia para contribuição do ensino, de modo que possibilita a formação de profissionais críticos, reflexivos e sensibilizados com a temática.