Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM EM INCIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DANIEL AUGUSTO DA SILVA (Relator)
ROSÂNGELA GONÇALVES DA SILVA
VERUSCA KELLY CAPELLINI
CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Na formação e desenvolvimento de competências em Enfermagem é fundamental que ocorra segurança e qualidade, efeito desejado no emprego do conhecimento, habilidade e atitude. Desse modo, torna-se essencial a avaliação constante e reformulação dos processos de ensino-aprendizagem, que determinarão o perfil do profissional que será inserido para atuação junto à sociedade. Nesse sentido, houve o estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, de modo a proporcionar a reflexão do processo de formação dos profissionais, e objetiva garantir a formação de profissionais com qualidade. Com esta finalidade, têm sido frequente, e com maior espaço, o emprego da simulação no ensino em saúde no mundo, inclusive nos cursos de Enfermagem. Este relato tem por objetivo compreender o emprego da simulação realística no atendimento às urgências como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio clínico em Enfermagem, em consonância às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, sobre atividade desenvolvida no segundo semestre de 2017, com graduandos em Enfermagem integrantes de uma liga acadêmica do trauma e emergências de uma instituição no interior paulista. A simulação realística se referiu a uma situação de emergência, envolvendo colisão entre um ônibus com 40 passageiros-atores, e um caminhão carregado com nitrato de amônia. No decorrer da simulação de atendimento em incidente com múltiplas vítimas, os estudantes atuaram no papel de enfermeiros de atendimento pré-hospitalar, na recepção e atendimento às vítimas, nas áreas de prioridade, definidas pelas cores conforme emprego do método START. Foi observado a riqueza de informações e oportunidade de prática na área da enfermagem, onde, dentre os assuntos praticados, foram incluídos a biossegurança no atendimento, avaliação da cena de emergência, mecanismo de lesão e cinemática do trauma, atendimento inicial ao politraumatizado, suporte básico de vida, identificação de incidente de múltiplas vítimas, organização da cena e triagem em incidente de múltiplas vítimas, técnicas fundamentais de enfermagem e cuidados gerais de enfermagem. A realização de simulação realística de acidentes com múltiplas vítimas proporcionou aos alunos o atendimento em diversas situações, e desenvolve raciocínio lógico no emprego do conteúdo teórico e prático ministrado ao longo das reuniões e treinamentos aos estudantes integrantes.