Anais - 21º CBCENF

Palavra da Presidente do Cofen

“Valorização Profissional” é o tema central do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. O reconhecimento da nossa profissão exige uma formação de qualidade, capaz de articular teoria e prática, e uma voz ativa da Enfermagem na construção de políticas públicas.

O profissional de Enfermagem desempenha um papel fundamental na universalização do acesso a Saúde. Não apenas por representarmos a maior categoria da Saúde, mas pela formação transversal e capacidade de integrar os profissionais de saúde e de direcionar ações. Somos parceiros da OPAS/OMS na implementação da Enfermagem de Práticas Avançadas.

Principal empregador da Enfermagem, o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista da democracia brasileira, construído com o suor e sonho de cada um de nós. A valorização profissional passa necessariamente pela defesa SUS.

Em tempos de crise, ousamos investir em pesquisa e formação. Por meio de parceria com a Capes, o Cofen está apoiando a criação e expansão de programas de mestrados profissionais, com foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem. Com o mestrado, buscamos reduzir o descompasso entre a mão-de-obra qualificada existente e as necessidades da Saúde Coletiva, fortalecendo o SUS.

Agradeço a cada um dos congressistas pela presença, fundamental para o sucesso do maior evento científico anual da área de Saúde em toda a América Latina. Agradeço pela colaboração dos Conselhos Regionais de Enfermagem, parceiros do Comissão Científica na construção de uma programação ampla, que reflete a realidade nacional. Agradeço especialmente o Coren-SP, nosso anfitrião, pelo empenho na organização do congresso. 

Manoel Neri
Presidente do Conselho Federal de Enfermagem