Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O PAPEL DO PROFESSOR NO INCENTIVO PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA VISANDO CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO
Autores
INGRIDY TAYANE GONÇALVES PIRES FERNANDES (Relator)
JEFFERSON CAPRONI
SILVIA MARIA DOS SANTOS
ELIZIA ESTHER CALIXTO PAIVA
SANDRA MARIA DA PENHA CONCEIÇÃO
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A pesquisa científica na profissão da enfermagem pode ser definida como uma associação de conhecimentos, tecnologias e inovações que geram melhoria da saúde da população, atribuindo-se como componente importante para a evolução da saúde. Pode até ser considerada como uma atividade que remete ao pensamento de transformação da prática profissional que reflete melhoria a do país. A Enfermagem tem procurado construir um corpo específico de conhecimentos em busca de autonomia e especificidade. Ainda nos dias atuais, deparamos com muitas Teorias de Enfermagem que representam uma tentativa nessa direção, porém enfocam predominantemente a prática hospitalar, ou seja, somente habilidade e técnica deixando de lado o incentivo à pesquisa científica. A representação que o enfermeiro docente faz sobre a formação do enfermeiro é o campo de interesse deste trabalho, que está inserido na linha de pesquisa. Com o intuito de atender às exigências da legislação e melhorar a qualidade da formação, o debate sobre esta temática bem como a prática docente no Brasil são alvos de reflexões e questionamentos dos enfermeiros desde a última década do século XX até a atualidade. O ensino de Enfermagem passou por várias modificações ao longo do seu desenvolvimento, e em cada uma delas percebemos o reflexo do contexto histórico e social. Refletir sobre a formação do enfermeiro é uma exigência imposta pela sociedade aos educadores, ficando evidente a necessidade de uma nova proposta para a graduação em Enfermagem, que conceba um profissional apto a atender às demandas do século XXI. Do mesmo modo, o mundo do trabalho não admite mais a presença de profissionais limitados apenas aos aspectos da profissão, mas sim que sejam competentes e preparados para a vida, com capacidade de articular conhecimentos, com uma prática mais abrangente, sem prescindir de conhecimentos científicos da profissão. Entendemos que a prática docente é determinante para a formação profissional, e que a profissão de professor é a mais “alvissareira” entre as profissões porque a demanda de aprendizagem da sociedade vai aumentar e o “grande desafio são bons professores que saibam transformar informação em formação”. No entanto, não conseguiremos avançar nesta prática se a atividade do docente restringir-se apenas à transmissão do conhecimento, sem a preocupação real do crescimento e amadurecimento discente. Portanto, o professor deve ser capaz de: dialogar com seus pares e com a realidade.