Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ATUAÇÃO DO DISCENTE DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO GERENCIAL DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autores
JÚLIO CÉZAR PEREIRA FAGUNDES (Relator)
URIEL MADUREIRA LEMOS
ANA GABRIELA SOUSA DO NASCIMENTO
CARLOS CLEY JERONIMO ALVES
KAMILA AZEVEDO OLIVEIRA
ADRIANA DUARTE SOUSA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: São instituídas, pelo Conselho Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs, que organizam o currículo exigido dos enfermeiros, exigindo: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. O acadêmico de enfermagem, durante o estágio supervisionado, deve desenvolver certas habilidades, dentre elas está a de gerenciamento que se constitui uma das competências exigidas pelas DCNs. Neste sentido, destaca-se a necessidade da prática gerencial durante o estágio supervisionado, uma vez que ao exercer tal papel, o discente torna-se precocemente qualificado para o mercado de trabalho. Objetivo: Descrever a experiência do acadêmico de enfermagem no âmbito gerencial, durante o estágio curricular supervisionado em um hospital infantil, no município de Manaus – Amazonas. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre as atividades gerenciais desenvolvidas por um acadêmico de enfermagem durante o estágio curricular supervisionado I, do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, durante o mês de março de 2017. Resultados e discussões: A atuação enquanto acadêmico no âmbito gerencial da enfermagem proporcionou que competências como atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação e liderança, fossem vivenciadas na prática diária do estágio em enfermagem, agregando conhecimentos e experiências ao futuro egresso do referido curso. Conclusão: A preparação no campo prático se fez de importante ferramenta no descobrimento das habilidades exigidas para mercado de trabalho, na perspectiva gerencial.