Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS RELACIONADO A EQUIPE DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
Autores
MARINA GOMES MARTELLET (Relator)
GIOVANNA LORENA NERY TAVERNARD
JORGE DOMINGOS SOUSA FILHO
LARISSA DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
De acordo com o Ministério de Saúde (MS) a Estratégia Saúde da Família (ESF) tem por objetivo reorientar o modelo assistencial, por meio da implantação das equipes multiprofissionais nas unidades. Estas equipes atuam com ações que visam a promoção da saúde, prevenção, restauração e no cuidado da saúde da comunidade, sendo constituída por no mínimo, médico e enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.Dentro desta perspectiva, a equipe de enfermagem presente na ESF contribui tanto para sua consolidação, como também sua atuação na equipe de saúde, de modo que proporciona uma assistência ao usuário de forma integral e humanizada. Analisar a percepção dos usuários relacionado a sua satisfação entorno da atuação da equipe de enfermagem, nas unidades de atenção básica, no município de Porto Velho-RO. É um estudo transversal, aplicado em 237 usuários das unidades de atenção básica de saúde de Porto Velho – RO, utilizando os dados coletados na plataforma online do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB.Os dados correspondentes ao 2º ciclo realizado de 2013 a 2014, foram tabulados e analisados estatisticamente, utilizando SPSS, usando as seguintes informações: atendimento pelo mesmo enfermeiro na unidade, nota de 0 a 10 que atribui a satisfação do cuidado recebido pelo enfermeiro, técnico e/ou auxiliar de enfermagem. De acordo com os dados a atuação da equipe é satisfatória, seu papel na ESF é fundamental como prestadora de cuidados, ter conhecimento da percepção dos usuários quanto a esse serviço é essencial para a qualificação e melhora do trabalho e cuidado prestado. O atendimento continuado é uma forma de criar vínculo com o usuário e aproximá-lo a ESF, e isso influencia na sua satisfação do cuidado oferecido por meio do profissional e valorização da categoria. É necessário buscar e sanar as falhas que existem na assistência, para assim construir um modelo assistencial humanizado.Diante do estudo percebe-se que a percepção dos usuários frente a atuação da equipe de enfermagem é satisfatória, porém é necessário a gestão local buscar formas de melhoria entorno da assistência prestada, fazendo com que aumente o vínculo do usuário com a unidade e com os profissionais, por meio de uma assistência continuada e de qualidade.