Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título BURNOUT EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autores
ARIANE CALIXTO DE OLIVEIRA (Relator)
ALEXANDRA MARIA ALMEIDA DE CARVALHO
ANANDA DE MELLO LUZ
ANA BEATRIZ CARNEIRO FERRARI
NAYARA APARECIDA SANCHES CHAGAS
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O ambiente acadêmico gera situações de estresse por ser um local competitivo. E a graduação em enfermagem permite situações de conflito e adaptação para o estudante, tais como a morte e a terminalidade. OBJETIVO: Verificar a síndrome de burnout em estudantes de enfermagem de um curso com metodologia ativa de ensino aprendizagem. METODOLOGIA: Estudo observacional analítico, com 72 estudantes do 3º e 4º anos do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, em julho de 2016. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o questionário com variáveis sociodemográficas e acadêmicas e o Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS). Análise estatística foi realizada no programa Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, versão 20.0. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 1.515.503. RESULTADOS: Apesar de não constatados estudantes com burnout, altos níveis no domínio exaustão emocional chamaram a atenção, o que representa um risco potencial para o desenvolvimento da síndrome de burnout. CONCLUSÃO: Estes resultados demonstram a necessidade de intervenção no processo da síndrome em estudantes de enfermagem e adoção de medidas para promoção de saúde mental.