Introdução: A tuberculose é uma doença que persiste como desafio para a saúde pública. Em 2016 a taxa de incidência brasileira foi de 32,4 casos por 100 mil habitantes e, no mesmo ano foram diagnosticados e registrados 66.796 casos novos e 12.809 casos de retratamento no Brasil. O Amazonas em 2016 apresentou maior incidência da doença com 71,9 casos por 100 mil habitantes, quando comparado à média brasileira. Diante deste cenário é fundamental ter uma equipe qualificada para realizar o acompanhamento do tratamento e a busca ativa por novos casos para combater a doença. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na realização da educação continuada aos profissionais de nível técnico em um Centro Especializado, referência no tratamento da tuberculose. Metodologia: A educação continuada visou identificar o conhecimento dos profissionais sobre a doença e fortificar o atendimento humanizado aos pacientes e familiares. Os acadêmicos apresentaram um caso clínico fictício com auxílio de recurso audiovisual e fizeram perguntas relacionadas ao percurso do doente, atendimento, sintomas, diagnóstico, exames solicitados e tratamento. Os profissionais receberam cartões coloridos e sinalizavam as respostas correspondentes aos questionamentos realizados. Resultados: Por meio da dinâmica foi possível identificar que a mesma despertou algumas fragilidades sobre as orientações e a continuidade do tratamento. Entretanto, a educação continuada evidenciou disposição dos profissionais para a melhoria do conhecimento em relação ao atendimento e esclarecimento aos pacientes sobre a tuberculose. Contribuições para a enfermagem: A elaboração da atividade fortaleceu o papel da enfermagem na unidade na manutenção de uma equipe qualificada e treinada para o atendimento em tuberculose. Conclusões: Observamos a importância da educação continuada dos profissionais para oferecer serviço humanizado e com qualidade, fazendo o diferencial na abordagem a todos que procuram a unidade. |