Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título PROJETO INTEGRADOR COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE AOS DISCENTES DE ENFERMAGEM DO UNIPÊ
Autores
JOACIL DOS SANTOS SILVA JUNIOR (Relator)
VANESSA DE LIMA SILVA
SANDRA MARINHO DE AZEVEDO SORAGE
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O projeto pedagógico do curso de Enfermagem do Unipê tem como foco a inserção do discente desde o primeiro período no campo de prática. Para ferramenta de inserção estratégia de integração de serviços parceiros de atenção e saúde, observando os componentes curriculares de cada período, foi implantado o projeto integrador, que é desenvolvido pelos alunos com base nos problemas encontrados nas visitas técnicas. Essa visita é a primeira etapa das quais compõe o projeto integrador. Tem como principal objetivo possibilitar aos discentes o desenvolvimento de competências e atitudes inerentes ao exercício profissional de futuros enfermeiros (as), potencializar e teorizar a realidade do serviço público de saúde e o dimensionamento de problemas relacionado com o processo de trabalho em enfermagem, identificar fatores sociais e culturais que contribui para a determinação do processo de saúde-doença valorizando assim o enfrentamento do problema na atenção básica de saúde. Mediante as visitas e problemas encontrados o discente desenvolve projetos resolutivos com base no Arco da problematização, fazendo assim com que o discente desde o início da graduação já comece a desenvolver o seu lado crítico enquanto futuro profissional mediador de conflitos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência da análise das vivências dos acadêmicos durante as visitas técnicas realizadas no decorrer dos períodos letivos. RESULTADOS: Durante as visitas é possível adquirir conhecimentos proveitosos e valiosos para a nossa vivência como futuros profissionais competentes na nossa profissão. Os discentes observam a realidade do serviço e criam estratégias que possam mudar o atendimento/realidade diária dos serviços de saúde, seja criando projetos de capacitação aos profissionais das unidades ou levando educação em saúde aos pacientes. Dentro dessas visitas é possível também observar e acompanhar um pouco do dia a dia dos usuários e profissionais que ali estavam. CONCLUSÃO: Portanto, o encontro acadêmico com a realidade proporciona uma visão ampliada ao conhecimento e a realidade do campo da enfermagem, seu funcionamento, a dinâmica e a organização da unidade básica de saúde.