Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A VISÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FACE AOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS EM UNIDADE HOSPITALAR
Autores
RAMANDA SENA GUIMARAES (Relator)
RAMANDA SENA GUIMARÃES
GABRIEL MAIA BATISTA
JEAN LACIER RAMOS CAXEIXA
TATIANA CAROLINE LIMA LOBATO
VALDENORA PATRÍCIA RODRIGUES MACEDO
Modalidade Pôster
Área Trabalho, Ética e Legislação profissional
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A formação de profissionais enfermeiros necessita de um ensino de qualidade, tendo como base o conhecimento técnico-científico eficaz para lhe dar competência e segurança para realizar as atividades assistenciais na prática do ambiente hospitalar, consequentemente, realiza-se assim, uma assistência de qualidade ao cliente. Desse modo, a disciplina de Semiologia e Semiotécnica I e II visa contribuir na formação de enfermeiros capazes para realizar as atividades assistenciais acerca do processo de enfermagem, aliando a teoria à prática respectivamente. Objetivo: Descrever relato de experiência apontando alguns procedimentos considerados de suma importância face a implementação na prática hospitalar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por cinco alunos no decorrer das aulas práticas da disciplina de Semiologia e Semiotécnica II, realizado em Hospital Público na Região Norte do Brasil. Resultados: Com base nos relatos vivenciados pelos cinco estudantes de enfermagem, foi evidenciado que a partir de uma boa base teórico-científica na Semiologia e Semiotécnica I e a realização das práticas no laboratório de enfermagem consideradas de grande importância tais como punção venosa, aferição dos sinais vitais, administração de medicamentos e curativos de pequena e alta complexidade, serviram como subsídios para uma prática eficaz no ambiente hospitalar. Deste modo, a disciplina de Semiologia e Semiotécnica II é primordial para efetivação dos conhecimentos adquiridos para um bom desempenho do estudante e consequentemente, para sua formação profissional. Conclusão: A partir disso, podemos constatar que ao concluir a disciplina, o estudante entende a realidade do que consiste o cuidar, frente aos procedimentos que foram executados na prática laboratorial e aperfeiçoados na prática hospitalar, que possibilitaram alcançar e ultrapassar os desafios impostos, sempre executando as ações e cuidados de enfermagem visando a segurança do paciente. Evidenciando ainda o trabalho em equipe que foi essencial, e de suma importância no desenvolvimento da assistência de enfermagem e só trouxeram resultados positivos durante a prática hospitalar. Referências: POTTER, Patrícia A., PERRY, Anne G., Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.