Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO TÉCNICA INOVADORA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS
Autores
LAILA MARIA FALCÃO NEVES (Relator)
TATIANE MELO SOARES
CLIVESSON RODRIGUES DO ROSÁRIO
CARLA CALIANE DE OLIVEIRA
TAMIRES JESUS SOUSA
THIAGO FIEL DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: No processo de ensino e aprendizagem é relevante o aprimoramento das modalidades metodológicas de ensino para substituir a memorização de informações pelo conhecimento pleno através de metodologias ativas. Sendo assim surge a simulação realística como técnica inovadora influenciada pela tecnologia para sustentar conhecimento científico e prático que irá subsidiar estudantes de enfermagem. Objetivo: Entender a simulação realística, através de publicações nacionais, como uma técnica inovadora na estratégia de ensino para o curso de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde os dados foram coletados através da Biblioteca Virtual em Saúde por meio da busca de artigos indexados nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Índice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud (IBECS), de acordo com descritores: “Enfermagem”, “Simulação de paciente”, “Educação em enfermagem”. Os artigos selecionados atenderam aos critérios de inclusão: textos disponíveis, na íntegra, nas bases de escolha, publicados nos últimos 5 anos e disponíveis na língua portuguesa e espanhola; abordagem de aspectos relacionados com a temática. Os critérios de exclusão abrangeram: falta de abordagem da temática da simulação no cenário educacional e não compreender o período de busca determinado, sendo utilizados 05 artigos. Resultados: A inclusão desta técnica no processo de ensino e aprendizagem possibilita que o aluno vivencie um retrato real de um evento, para praticar, aprender e avaliar com o auxilio da tecnologia, por meio de robôs de alta fidelidade, bonecos estáticos com aparência real e aparelhos, a fim de treinar habilidades específicas. Conclusão: Esse Método favorece uma postura proativa dos discentes que fazem uso dessa ferramenta facilitadora, agregando, valores éticos, técnico e social ao profissional enfermeiro. Essa aproximação da realidade aumenta a capacidade de intervenção imediata da assistência após a identificação de um problema, em prol de melhores resultados terapêuticos.