Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS: PERSPECTIVAS PARA ADESÃO AO TRATAMENTO
Autores
ALINE DOS SANTOS GASPARETTO (Relator)
EVERTON SOUZA DE MORAES
LETÍCIA STÉFANIE BRUM ALVES
MARGARETE KNOCH
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: No mundo, estima-se que cerca de 450 milhões de indivíduos sofram de transtornos mentais ou neurobiológicos, ou então problemas psicossociais (BRASIL, 2001). O tratamento farmacológico é uma medida de auxilio para a recuperação nesses casos. Sabe-se que a educação em saúde pode ser uma ferramenta importante para o uso correto dos fármacos. Objetivo: Relatar a elaboração de um material educativo para pessoas com transtorno mental. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção direcionado à população com transtorno mental da microárea de uma unidade básica de saúde da família em Campo Grande, MS. O período da intervenção foi de 06 a 14 de abril de 2016. O material educativo continha diversas informações, a saber: aspectos sobre os transtornos mentais, como utilizar os medicamentos, os efeitos benéficos dos fármacos e tabelas para que eles mesmos se organizassem com os horários de tomada. Resultados: A microárea possui 28 pessoas com transtornos mentais, no entanto as intervenções foram realizadas com 14 clientes. A maioria dos visitados foram receptivos e demonstraram interesse em adquirir novos conhecimentos a respeito do próprio tratamento. Aceitaram as orientações e o material educativo, compreendendo a importância do assunto tratado na intervenção para a melhora na sua qualidade de vida. Conclusão: Evidenciou-se a importância da atuação de todos os profissionais da saúde, principalmente da atenção básica, no acolhimento das pessoas com transtorno mental e na promoção de ações direcionadas às principais demandas deste público. Infere-se que a educação em saúde seja eficiente para a adesão ao tratamento farmacológico, contribuindo para a evolução do quadro clínico desses clientes.