Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título AÇÃO EDUCATIVA SOBRE HIGIENE BÁSICA DE CRIANÇAS EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GORVENAMENTAL EM QUIXADÁ-CE
Autores
SABRINA KERZIA SAMPAIO DE HOLANDA (Relator)
CARLA EMANOELA DE MELO BRASILINO
RAFAELA MARTINS RODRIGUES
SHÉRIDA MARTINS DE LIMA
PAULO BRENO LOPES DE OLIVEIRA
LARA LEITE DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A higiene é uma das melhores estratégias para a promoção da saúde das crianças. Hábitos de higiene básica como lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, dentre outros são imprescindíveis para evitar diversas doenças e infecções prevalentes na infância, como diarreia, cáries e infecções diversas. A educação em saúde (ES) é uma importante ferramenta no processo de conscientização individual e coletiva de responsabilidade e direitos à saúde, visando integrar vários saberes científicos e do senso comum, permitindo aos envolvidos uma visão crítica, participativa e autônoma. Assim, mostra-se relevante realizar ações educativas sobre essa temática para a promoção da saúde de crianças, principalmente as expostas a riscos e vulnerabilidades, tais como violência familiar e baixa condições sócio econômicas. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem do Centro Universitário Católica de Quixadá sobre a realização de uma educação em saúde com crianças assistidas em uma ONG no município de Quixadá-CE. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Foi realizada uma ação educativa em uma ONG no município de Quixadá – CE, em maio de 2017, dividida em quatro momentos A ONG assiste crianças expostas a riscos e vulnerabilidades. Resultado: A ação iniciou-se com uma roda de conversa com 40 crianças na faixa etária de 2 a 12 anos de idade. Houve discussão de vários assuntos sobre higiene básica, onde tiveram muitas dúvidas esclarecidas. No segundo momento, foi realizado um teatro de fantoches com o intuito de fixar o assunto de uma forma prender a atenção das crianças para o assunto. Em um terceiro momento as crianças ficaram livres para atividades educativas de pintura, caça palavras e cruzadinha com o tema higiene. O quarto momento foi de avaliação, onde percebeu-se que a absorção do conteúdo foi positiva por parte das crianças, e que a forma abordada pelos acadêmicos, como a utilização de tecnologias educativas foi de extrema importância para o êxito da atividade. Conclusão: A atividade foi de grande importância para promover a saúde e o autocuidado relacionado a higiene das crianças. A utilização de tecnologias demonstrou para os acadêmicos a importância de se buscar mais formas de facilitar o aprendizado. Buscando assim, passar de forma simples e didática a importância do empoderamento relacionado à higienização básica para crianças.