Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM E SUA APLICABILIDADE NA PRÁTICA ASSISTENCIAL
Autores
JAQUELINE DIÓGENES DA SILVA (Relator)
FRANCISCO ARICLENE OLIVEIRA
EDUARDO DE SOUSA LYRA
SARA MARINA DE OLIVEIRA MARQUES
PETRA KELLY RABELO DE SOUSA FERNANDES
YARA DE OLIVEIRA SAMPAIO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A Semiologia é a investigação e o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico. A Semiotécnica diz respeito ao estudo e ensino da técnica e dos procedimentos necessários ao cuidar que sucedem ao exame físico. A disciplina apresenta como ementa o estudo, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências necessárias à capacidade de cuidar de pessoas, considerando conceitos e dimensões teórico-metodológicas, com base na investigação clínica por meio dos métodos propedêuticos clássicos. OBJETIVO: enfatizar a importância da disciplina Semiologia e Semiotécnica no ensino e sua aplicabilidade na prática assistencial de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, de natureza descritiva. O delineamento operacional deste estudo ocorreu por meio das seguintes etapas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; definição dos critérios de inclusão e exclusão; seleção das informações a serem extraídas dos estudos analisados (categorização dos estudos); análise e interpretação dos dados; avaliação dos estudos incluídos na revisão e apresentação do conhecimento. Para seleção dos estudos, realizou-se uma busca na biblioteca eletrônica SciELO, por publicações nacionais, no período de 2002 a de 2016, com os seguintes descritores: Cuidados Integrais de Saúde. Educação em Enfermagem. Enfermagem. RESULTADOS: A prática da disciplina Semiologia e Semiotécnica proporciona aos discentes o desenvolvimento de habilidades na execução de procedimentos teórico-práticos necessários à assistência de enfermagem. Ficou evidenciado que o exercício do exame físico passou a ser crucial no cotidiano da prática assistencial do enfermeiro. CONCLUSÃO: Assim, constatou-se que a implantação da disciplina Semiologia e Semiotécnica tem por objetivo melhorar a academia de enfermagem, utilizando-se de metodologia pedagógica ativa e abordagem construtiva, num contexto curricular novo, possibilitando ao graduando de Enfermagem competências e habilidades, como proatividade, criticidade e reflexão. REFERÊNCIAS: GELBCKE, F. L. et al. A práxis da enfermeira e a integralidade no cuidado. Enfermagem em Foco, v. 2, n. 2, p. 116-119, 2011. POSSO, M. B. S. Semiologia e semiotécnica de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2006. DESCRITORES: Cuidados Integrais de Saúde. Educação em Enfermagem. Enfermagem.