Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE AS ESCOLAS
Autores
STEPHANIE MACIEL DE GOIS COSTA HOMEM (Relator)
DONIZETE VAGO DAHER
EMANUELE MENEZES CORREIA
RAFAELA ALVES BARBOSA
RAYANNE LEAL DIAS DA SILVA
RODRIGO ANTÔNIO MOREIRA TENÓRIO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A violência doméstica contra a mulher rompe os direitos humanos e constitui na ação ou omissão que cause dano moral, sofrimento físico, sexual e psicológico, no âmbito da unidade de convívio contínuo, com ou sem vínculo familiar da mulher (BRASIL,2006). É de suma importância a apresentação do tema, nas escolas da Educação Básica, como objetivo específico alertar e estimular a não aceitação da violência doméstica, problematizando, combatendo e repudiando toda e qualquer agressão ao ser humano (BRASIL,2006). Objetivo: Apresentar a perspectiva do acadêmico de enfermagem na realização das Rodas de Conversa em escolas do município de Niterói. Metodologia: Esse trabalho é fruto de relato de experiência de uma atividade prática vivenciada pelos autores em escolas públicas no município de Niterói a partir do estágio curricular obrigatório. As apresentações foram realizadas nos meses de maio e junho de 2017, em duas escolas públicas, com turmas do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino. Os materiais utilizados foram slides e vídeos, com conteúdo disponibilizado, principalmente, pelo Ministério da Saúde e pela legislação vigente. Resultados: Os alunos relataram violência doméstica vivenciadas por eles e por pessoas próximas, envolvendo todos os tipos sendo elas a física, a psicológica e verbal. Sendo discutido os meios de ajuda para as vítimas e como funcionam no município. Conclusão: A discussão sobre a Violência doméstica contra a mulher, levou-nos a refletir e a trocar experiências científicas e empíricas enquanto futuros Enfermeiros. Percebe-se a necessidade de inserir a unidade básica de saúde dentro das escolas como apoio as vítimas de violência.