Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO COM GESTANTES DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
INDIRA SILVA DOS SANTOS (Relator)
TAIANNY AMAZONAS LOPES
TENILES ERIKA VALE DE OLIVEIRA
ADRIANA DA SILVA SERRA
JOSINEIDE DE OLIVEIRA NOVO FRANÇA
GISELE REIS DIAS
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde, pela sua relevância, deve ser vista como uma ferramenta essencial à prevenção, e no cotidiano deve estar focada na melhoria das condições de vida e de saúde das populações (OLIVEIRA; GONÇALVES, 2004). OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no estágio da disciplina de saúde coletiva II á luz da educação em saúde. MÉTODO: As atividades relacionadas a educação em saúde com gestantes aconteceram no dia da semana destinado ao atendimento do pré-natal, desta forma o espaço físico onde as gestantes e acompanhantes aguardavam para a consulta foi visto como um ambiente ideal para a troca de experiências.1) as grávidas foram instigadas a relatar o que conheciam sobre o aleitamento materno.2) Foi utilizado um flipchart ilustrado como recurso didático, contendo informações sobre características do leite, os benéficios do aleitamento materno, alimentação favorável à produção do leite, demanda livre para a criança, desmitificação de conceitos como o do ‘leite fraco’, transmissão de doenças via ‘amas de leite’, posições para amamentar, prevenção de mastites e armazenamento correto do leite e exclusividade da amamentação até os primeiros 6 meses de vida. 3) Distribuição e explanação de folders do Ministério da Saúde contendo os 10 passos do aleitamento materno. RESULTADOS: As gestantes multíparas foram as que mais contribuíram com a atividade, pois já tinham conhecimento do tema, no entanto se mostraram surpresas em relação a informações mais específicas como posições diferentes de amamentar e características do leite. As primíparas mostraram mais tímidas, contudo, a dúvida mais recorrente foi a respeito da pega do bebê e o que fazer para o leite não ‘empedrar.’ Participaram das atividades gestantes, cônjuges, outros acompanhantes e as Agentes Comunitárias de Saúde. CONCLUSÃO: A educação em saúde é uma ferramenta primordial no exercício da enfermagem, se faz necessário esta prática junto à comunidade, seja ela composta por momentos coletivos ou individuais, e cabe ao profissional dispor de estratégias de ensino e recursos pedagógicos criativos e atraentes que instiguem a participação dos indivíduos no reconhecimento e mudança de suas atitudes, fato que pode influenciar de maneira decisiva em sua saúde. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: OLIVEIRA, H.M.; GONÇALVES, M.J.F. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Uma experiência transformadora. Rev Bras Enferm, Brasília, 2004.