O ingresso no ensino superior é um acontecimento importante para qualquer estudante, caracterizado por diversas mudanças e desafios no seu desenvolvimento, mas ao mesmo tempo potenciadores de crise e obstáculos, gerando estresse e ansiedade. Durante a frequência do ensino superior ocorrem múltiplas mudanças na vida dos estudantes, período marcado por um conjunto de transições desenvolvimentais e acadêmicas, desejos e incerteza quanto ao seu percurso acadêmico de profissionais que podem originar problema de saúde mental tornando os estudantes do ensino superior mais vulneráveis e com risco aumentado para comportamentos suicidas. Deste modo esse estudo objetivou apontar ideias suicidas em acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior da cidade de São Luis – MA. Foi realizada uma pesquisa com amostra de 50 estudantes do 1º ao 10º período da Faculdade Estácio de São Luís. Após o consentimento esclarecido, os participantes responderam a um questionário estruturado com base no instrumento de Gonçalves (2014). De acordo com o critério utilizado pelos autores foram identificados 16% da amostra com nível alto de ideias suicida, todos são do sexo feminino, estado civil solteiro, com idade media de 20 anos, e que já obtiveram reprovação nas disciplinas do curso, sendo que o maior índice por período é de ideação no 4º período chegando a marca de 37,5%. A análise dessa pesquisa permitiu concluir que é real a presença de ideação suicida em acadêmicos de enfermagem, e nos sensibiliza e pensar estratégias para prevenção ao suicídio. |