Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O CUIDADO EM SAÚDE ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA COM IDOSOS DA PERIFERIA BELENENSE
Autores
JOANNA ANGÉLICA AZEVEDO DE OLIVEIRA (Relator)
JOANNA ANGÉLICA AZEVEDO DE OLIVEIRA
YASMIN BRABO DE LIMA
ROSANNE DA SILVA BRABO
TIAGO DE NAZARÉ DAS CHAGAS E CHAGAS
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: As atividades realizadas por este programa de extensão visam promover saúde utilizando uma abordagem problematizadora e horizontal, objetivando a construção de uma consciência crítica, superação das desigualdades sociais e de todas as formas de discriminação, violência e opressão, valorizando a diversidade de saberes e culturas integrando os saberes populares ao cotidiano dos serviços de saúde. OBJETIVO: Realizar uma intervenção educativa tendo como público alvo os idosos participantes de um grupo de convivência de uma Unidade Municipal de Saúde, utilizando as cantigas de roda para potencializar o aprendizado sobre o cuidado em saúde. METODOLOGIA: Estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, vivenciado por extensionistas do projeto “Vivendo e Aprendendo a Envelhecer com Qualidade” da UFPA. O cenário foi a Unidade Municipal de Saúde do bairro Guamá, localizado na periferia de Belém – PA. Utilizou-se de cantigas de roda abordando o tema “cuidado”, que em ciranda, os idosos e o bolsista do programa, cantavam de forma descontraída e alegre tais cantigas. Ao fim de cada música, era feito uma rodada de interpretação, onde o bolsista atuava como ativador dos processos reflexivos, e os idosos tinham a oportunidade de se questionar e questionar o outro sobre as indagações surgidas durante a atividade. RESULTADOS: Os idosos participaram de forma satisfatória, sempre muito amistosos e alegres e, ao fim da atividade foi possível observar a essência do que vinha sendo cantado, pois dentre os pontos principais estavam: “saber escutar o outro”, “cuidar faz bem”, e ”cuidar do ambiente é cuidar também de mim”, que são trechos das cantigas trabalhadas. CONCLUSÃO: Do ponto de vista acadêmico, esta atividade proporcionou uma experiência única, pois permitiu vislumbrar um cuidado centrado na prevenção e promoção da saúde, utilizando mecanismos simples e eficazes para isso, pois a valorização da cultura e do saber popular são de primordiais para a aproximação de idosos aos serviços de saúde, podendo acompanhar de perto os resultados que as ações educativas surtem na vida do usuário e na comunidade. REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Educação Popular no SUS. Brasília, DF: SGEP; 2012.