Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
Autores
JAQUELINE DIÓGENES DA SILVA (Relator)
FELIPE SILVA SANTOS
RAYANE DE SOUSA BATISTA
YARA DE OLIVEIRA SAMPAIO
NATASHA MARQUES FROTA
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Lesão por pressão (LPP) é uma lesão da pele e/ou tecido subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea. As LPP causam danos consideráveis aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, frequentemente causando dor e levando ao desenvolvimento de infecções graves, onde também têm sido associadas a internações prolongadas, sepse e mortalidade. OBJETIVOS: Construir uma cartilha educativa para prevenção de Lesão por Pressão. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa metodológica, desenvolvida por acadêmicas no período de março a julho de 2017. Para o presente estudo foi desenvolvido um instrumento, que se trata de uma cartilha educativa com orientações sobre as LPP, voltado aos pacientes e acompanhantes durante atividades educativas em um hospital no município de Fortaleza-Ce. A construção da cartilha constitui-se em duas etapas, inicialmente fez-se um estudo bibliográfico para a identificação de trabalhos relacionados ao tema pertinente e, por fim, foi realizada a confecção da tecnologia educativa na modalidade impressa. RESULTADOS: A partir do levantamento bibliográfico, foram elaborados os textos, buscando-se que fossem escritos de forma clara e sucinta, com o objetivo de alcançar uma linguagem acessível a toda clientela. Posteriormente foi consultado um especialista em desenho para confeccionar as ilustrações de modo atrativo, de fácil compreensão e condizente com o público alvo. A cartilha foi contextualizada com informações de fácil entendimento compostas por doze páginas ilustradas e organizadas de maneira que abrangesse os principais enfoques sobre as LPP. CONCLUSÃO: O enfermeiro é um profissional que precisa se inserir em atividades de educação em saúde, para aumentar a resolutividade das necessidades da população, através de novas tecnologias de ensino que proporcionam melhor compreensão dos temas abordados. A principal proposta da criação desta cartilha foi a de ampliar o potencial dos pacientes em promover sua saúde, e garantir uma melhor compreensão sobre as questões que envolvem as LPP. REFERÊNCIAS: POTT, F.S. et al. Algoritmo de prevenção e tratamento de úlcera por pressão. Cogitare Enferm.v.18, n. 2, p. 238-44, 2013. SOUSA, E. C. Tecnologias leves envolvidas no trabalho em Enfermagem: revisão bibliográfica. 2011. 41f. Monografia (especialização) - Departamento de Saúde Coletiva, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2011. DESCRITORES: Lesão por Pressão; Educação em Saúde; Enfermagem.