Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÃO DO VER-SUS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL POR UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Autores
INADJA SANCLEYA ROZAS DE OLIVEIRA (Relator)
EMILIA MADALENA FERNANDES EDOVIRGENS
EMERSON THOMAZ NASCIMENTO SANTOS
WILKSLAM ALVES DE ARAÚJO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução:O Projeto de Vivência em Estágios da Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil) é uma proposta do Ministério da Saúde que oportuniza estudantes do ensino técnico,graduação, residentes na área da saúde e integrantes dos movimentos sociais experimentem um novo ambiente de aprendizagem significativa por meio de debates sobre o cotidiano e organização dos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que desperta para formação profissional comprometida com o SUS Objetivos:Relatar a experiência sobre a vivência no VER-SUS Brasil e sua contribuição para a formação profissional em uma abordagem interdisciplinar.Metodologia:Consiste em um relato de experiência desenvolvido a partir da vivência de 23 universitários de diversas regiões do Brasil e áreas de atuação (agente comunitário de saúde, direito, enfermagem, história, medicina, fisioterapia e psicologia) no VER-SUS Brasil realizado nos municípios de Aparecida, Cajazeiras, Sousa e Triunfo, localizados no Alto Sertão Paraibano, em janeiro de 2016. Foram realizadas visitas aos serviços de dependência do SUS - nos níveis da atenção primária, secundária e terciária; como também, em assentamentos de Movimento Sem Terra (MST), comunidades ciganas e quilombolas, permitindo-os conhecerem as mais variadas realidades de saúde, sociedade, tecnologia e ambiente Resultados e Discussões: A vivência ocorreu durante um período contínuo de 09 dias, através de visitas diárias que aconteciam no turno diurno a instituições, locais e serviços de saúde, considerando a linha temática “Saúde das minorias e populações negligenciadas,” sistematizada pela Comissão Organizadora local do projeto VER-SUS Brasil todas as ações eram posteriormente debatidas, sob a coordenação de um profissional convidado (turno noturno), correlato ao tipo de visita realizada pelos subgrupos de estudantes, intencionalmente estratificados. A vivência tornou-se um recinto de diálogo e comunicação constante, que foram além dos “muros disciplinares”, de modo geral, consideravam o processo saúde-doença complexo e dinâmico, necessitando dessa forma de uma abordagem interdisciplinar entre as áreas atuação profissional no SUS que busquem integrar: ciência, tecnologia, ambiente, sociedade e as relações culturais do homem.O contato prévio dos estudantes em processo formativo.Conclusão: A realidade vivência, durante o VER-SUS, entre os participantes de diferentes áreas intensifica as discussões, diálogos,interação e desperta para o comprometimento com o SUS.