Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título POSSIBILIDADES DE AÇÃO CONTRA OBESIDADE INFANTIL E BULLYING
Autores
CLAUDIA MOREIRA DE LIMA (Relator)
ELISÂNGELA PONTES DA SILVA MOREIRA DE LIMA
SUE ELLEN FERREIRA MODESTO REY DE FIGUEIREDO
STELA REGINA SOCOLOSKI SILVEIRA
MICHELINE MIDORI SUZUKI DA ROCHA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A obesidade apresenta índices crescentes de incidência e já se caracteriza como epidemia em algumas partes do mundo, atingindo adultos, crianças e adolescentes. Muitas crianças e adolescentes têm que lidar diariamente com o preconceito e a discriminação na sala de aula decorrentes da obesidade. Porém, no Brasil, a maioria dos estudos realizados sobre obesidade na escola está voltada para a dimensão estatística, a prevenção ou o combate à obesidade, não relacionando o fator bullying sofrido diante desta problemática. OBJETIVO: Relatar a experiência de projeto “OBESIDADE INFANTIL E BULLING: Uns quilos a mais hoje, uns anos a menos no futuro” realizado em escola de comunidade rural do município de Barra do Bugres - MT, abordando obesidade infantil e bullying. METODOLOGIA: O projeto foi realizado com ações de promoção de saúde e prevenção da obesidade infantil e bullying. As atividades foram conduzidas com auxílio de recursos tecnológicos audiovisual, debates e discussões com os participantes. RESULTADOS: O caráter desse projeto é inovador dentro da área da Saúde e Educação do município em atendimento a comunidade do campo, tendo grande participação dos envolvidos. O projeto desenvolveu atividades que possibilitaram o conhecimento das causas de obesidade infantil e suas consequências, assim como as formas de prevenção, ressaltando a importância e seriedade de se ter uma vida saudável, além da necessidade de prevenção em relação ao preconceito e à discriminação contra os obesos que ficou bem evidenciada a partir das observações qualitativas, onde pôde-se verificar que os estudantes obesos dessa escola tendem a vivenciar o estigma e o preconceito, embora estes muitas vezes sejam negados ou naturalizados. Estes se fazem presentes nas relações entre os alunos de uma forma encoberta, de modo que os profissionais da escola não intervêm nos modos de relação que os alunos estabelecem entre si. CONCLUSÃO: A ação possibilitou exteriorizar sentimentos e compreender causas e consequências da ação do bullying tanto por parte dos agressores quanto dos agredidos. Evidenciamos a necessidade de trabalhos voltados para prevenção em relação a obesidade assim como ao preconceito e à discriminação. REFERENCIA: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica Diretrizes brasileiras de obesidade 2009/2010 / ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. - 3.ed. - Itapevi, SP : AC Farmacêutica, 2009.