Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título TEMPESTADE DE IDÉIAS COM ADOLESCENTES: INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Autores
MARIA BETINA LEITE DE LIMA (Relator)
KENIA CACERES SOUZA
MARLIZE DA ROSA OLIVEIRA
MICHELE RIBEIRO DE OLIVEIRA GONÇALVES
PLYSCILLA SEEYMOUR BARBIERI NAIDE
ARIANE CALIXTO DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O período que compreende a adolescência é considerado uma fase crítica na vida de um indivíduo, porque envolve a transição da infância para a vida adulta, abrange transformações físicas, sociológicas e psicológicas, de modo a definir a sua identidade sexual, profissional e os valores sociais (DAVIM et al., 2009). O adolescente vivência intensas modificações, desenvolve curiosidades, experimenta inúmeras situações, o que promove uma situação de vulnerabilidade frente ao cenário, principalmente relacionado à questão da sexualidade (AMORAS et al., 2015). Na atualidade o índice de novas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ocorre principalmente na adolescência, por isso é imprescindível abordar a temática sobre sexualidade com essa população (TAQUETTE, 2013). No âmbito da saúde, o profissional enfermeiro tem papel de destaque, pois compreende as particularidades vividas durante a mudança da faixa etária, de forma a auxiliar os adolescentes a experimentar a sexualidade de maneira segura e consciente, e ações educativas são instrumentos essenciais (FLORA et al., 2013). Objetivo: Promover o método tempestade de idéias a respeito de IST. Metodologia: Trata – se de um relato de experiência sobre uma ação realizada por sete discentes do 8° semestre, do curso Enfermagem, desenvolvida em determinada escola de ensino fundamental da cidade de Campo Grande - MS, por meio da realização de uma tempestade idéias, com utilização da lousa e realização de dinâmica. No decorrer da atividade os alunos foram divididos em dois grupos, posteriormente cada equipe explanou a respeito de Sífilis, Tricomonas, Gonorréia, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e HPV, de modo que fosse possível observar o conhecimento prévio dos estudantes. Enquanto isso era criado à tempestade de idéias, que foi finalizada pelas discentes, além disso, as mesmas falaram a respeito de cada IST, para complementar os tópicos que não foram abordados e realizam uma dinâmica para demonstrar a importância de utilizar o preservativo. Resultados: Os adolescentes aderiram à ação, participando de forma efetiva, de maneira a aproveitar a ocasião para esclarecer suas dúvidas e aprender sobre as IST. Conclusão: Devido à realização da ação conclui-se que é imprescindível abordar o tema sexualidade por meio de ação educativa, de modo a esclarecer as dúvidas dos adolescentes, assim como ofertar um momento de aprendizagem, demonstrar que é possível exercer a sexualidade com segurança e promover a saúde.