Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DIABETES EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE BELÉM
Autores
KAROLINE NOBRE DE LIMA (Relator)
GLAYCE HÉLLEN DA SILVA SOUZA
VANESSA CARDOSO ESTUMANO
KAROLINE BARRA PIMENTEL
NATHALIE PORFIRIO MENDES
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A educação em Diabetes Mellitus é de grande importância para promover conhecimentos sobre a doença e os hábitos de vida saudáveis necessários para o tratamento da mesma, através da atuação do enfermeiro na orientação do manejo do autocuidado, desenvolvendo autonomia do indivíduo para o controle da patologia, compreendendo que cada paciente possui suas particularidades econômicas, sociais e culturais, avaliando de forma holística e proporcionando apoio emocional e clinico. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante a realização de uma ação educativa sobre diabetes. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência, realizado durante a execução de uma ação educativa aos usuários do programa Hiperdia do ministério da Saúde da Unidade de saúde de Outeiro, Belém, PA, em março de 2017. Para a execução foi realizada explanação geral sobre a temática, distribuição de materiais educativos e verificação de glicemia capilar, além da realização de uma roda de conversa, visando sanar as dúvidas dos usuários. Resultados: A ação foi realizada com a finalidade de levar aos usuários informações acerca dos fatores de risco da doença, sobre a importância de manter hábitos saudáveis de vida e de realizar o tratamento corretamente, possibilitando ao mesmo tempo o esclarecimento de dúvidas relacionadas a diabetes com o propósito de assegurar uma melhor qualidade de vida. Foi observado durante a execução da ação o interesse pelo assunto abordado e a presença de dúvidas, que logo foram sanadas, tanto dos clientes do programa Hiperdia, como das demais pessoas ali presentes. Conclusão: Percebe-se que o trabalho realizado pelo enfermeiro no programa é fundamental para suprir as exigências do Hiperdia, coordenando as atividades e trabalhando no cuidado e conscientização do cliente, de forma a prestar uma assistência de qualidade. Referências: ALVES, K.Y.A et al. Perfil dos hipertensos e diabéticos cadastrados em uma unidade básica de saúde. Revista de Enfermagem UFPE ON LINE, Rio Grande do Norte, maio.2011. CHIBANTE, C.L.P. et al. Qualidade de vida de pessoas com diabetes mellitus. Revista Baiana de enfermagem, Salvador, v.28, n.3, p.235-243, set./dez. 2014.