Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICAS EDUCATIVAS COM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ISABELE PACHECO BARROS (Relator)
HIGOR NASCIMENTO PEREIRA
ALTAIR SEABRA DE FARIAS
ALESSANDRA CRISTINA DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: o diabetes mellitus (DM) caracteriza-se por um transtorno metabólico, evidenciado por distúrbios de proteínas, gorduras, carboidratos e hiperglicemia, provenientes de deficiências na secreção e/ou funcionamento da insulina (BRASIL, 2013). Objetivo: descrever a experiência acadêmica de ações em práticas educativas durante a disciplina de semiologia e semiotécnica em enfermagem, em uma unidade hospitalar de Manaus (AM). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das ações desenvolvidas com pacientes e acompanhantes em uma enfermaria de clínica médica de um hospital público de Manaus (AM) no período de maio a junho de 2017. Resultados: para a discussão do assunto utilizaram-se técnicas e recursos didáticos, tais como folders, exibição de imagens em cartazes e exposição dialogada coletiva. Foi abordado com os pacientes e acompanhantes informações sobre os estágios da DM, prevenção, diagnóstico, fatores agravantes e tratamento. Dessa forma, a educação em saúde pode promover mudanças no estilo de vida dos pacientes, influenciando na evolução clínica e minimizando custos hospitalares (SOUSA, 2010). Conclusão: observou-se na vivência hospitalar a indisponibilidade de informações aos pacientes e acompanhantes referentes à construção do autocuidado consciente referente a DM, visando o controle metabólico e a necessidade da capacitação da equipe multidisciplinar para práticas de educação em saúde, pois a maioria das ações produzidas encontram-se até então com objetivo tecnicista e reducionista.