Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O ENFERMEIRO HABITANDO NOVOS ESPAÇOS: OUVIDORIA PÚBLICA NO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO
Autores
JÉSSICA DO NASCIMENTO REZENDE (Relator)
ROSA GOMES DOS SANTOS FERREIRA
MARIA ANGÉLICA ALMEIDA PERES
ANA CRISTINA SILVA DE CARVALHO
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO
ROGERIA MARIA SILVA DO NASCIMENTO
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A enfermagem é crescente em sua atuação e a relação interpessoal, encaminha-a ao desenvolvimento de habilidades, vislumbrando frentes de trabalho. Ouvir, acolher, compreender e respeitar opiniões, sob avaliação reflexiva, convergente para a melhoria assistencial é papel do ouvidor, no hospital psiquiátrico. O enfermeiro ocupa esta função, pois abarca predicados que lhe facilitam manejar relações, através da empatia, lidando com usuários de saúde mental, familiares e comunidade. Procura a ouvidoria, quem se encontra sob urgência emocional, insatisfeito, buscando orientação. Cabe ao ouvidor, atender estas ocorrências, através da escuta, da ética, do manejo de conflitos. Importa-nos apresentar a contribuição do enfermeiro-ouvidor, destacando sua presença neste cenário inovador. Objetivo: Analisar o papel do ouvidor-enfermeiro, no hospital psiquiátrico e destacar o enfermeiro, como profissional capaz de habitar este espaço profissional. Metodologia: Revisão da produção científica sob formato de texto completo, na Biblioteca Virtual em Saúde, no recorte 2010-2017, sob conjugação dos descritores “enfermagem”, “ouvidoria” e “psiquiatria”. Resultados: Encontramos quatro publicações em inglês que destacam posição aproximada ao enfermeiro-ouvidor, nomeando-o “advocate-nurse”, enfatizando sua importância no referente à proteção do direito à informação, à comunicação, facilitando a relação institucional, com os usuários. A enfermeira ouvidora, mediando conflitos, estabelece relacionamento com a comunidade, sob a lógica da harmonia organizacional, aprimorando a qualidade do trabalho, sugerindo ações, corrigindo falhas institucionais. Este espaço requer competências e valores ético-morais e o enfermeiro tem sido visto como aquele que os contém, além da capacidade do atendimento, através do relacionamento interpessoal. Conclusão: A ouvidoria é um canal que, por meio de estratégias relacionais, auxilia as partes conflitantes a dialogar e compreender os motivos do impasse, buscando consenso, aliviando tensões, no intuito da discussão equilibrada. Cabe ao enfermeiro-ouvidor desenvolver a habilidade de se posicionar como facilitador do diálogo, sob a ótica da escuta dirigida à mediação. A mediação de conflitos é fundamental nas relações sociais e é temática conhecida pelo enfermeiro, daí apostamos na sua capacidade de coordenar um serviço deste porte, o que trará contribuições elevadas para as organizações e cidadãos.