Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA: REFLEXÕES SOBRE O USO DO LUDICO NO CUIDADO DA EQUIPE
Autores
NATALIA BEATRIZ LIMA PIMENTEL (Relator)
ANGÉLICA BENTO DA SILVA
MARIA APARECIDA ALVES DE ABREU
CARLA OLIVEIRA SHUBERT
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A doença é um acontecimento indesejável e traumático para qualquer pessoa e para a criança se torna ainda mais difícil por não ter maturidade suficiente para compreender o processo de adoecimento. Na tentativa de diminuir o trauma relacionado à hospitalização, a inserção de práticas lúdicas na assistência surge como uma estratégia para compreender melhor a criança e diagnosticar suas necessidades. Objetivo: Identificar o uso do lúdico nas práticas de enfermagem na hospitalização pediátrica. Método: Revisão integrativa da literatura através do levantamento de artigos divulgados na íntegra nas bases de dados virtuais da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), publicados em periódicos brasileiros, em língua portuguesa, entre os anos de 2009 a 2014. Foram encontrados 05 artigos que após leitura minuciosa possibilitou a confecção de duas categorias temáticas. Resultados: Categoria 1: “Estratégias de utilização do lúdico na assistência de enfermagem em pediatria” - tratou-se dos benefícios da utilização do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado a criança hospitalizada. Categoria 2: “Fatores dificultadores para inserção do lúdico no cuidado de enfermagem” – discutiu-se a perspectiva do familiar cuidador e equipe de enfermagem da inserção de práticas lúdicas na assistência pediátrica. Pode-se concluir que a inserção do lúdico em pediatria é de extrema valia, mas que é necessário rever a formação acadêmica, tornando a articulação ensino/pesquisa/extensão forte e coerente, para que os conteúdos enfatizem a integralização da assistência.