Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE COM CRIANÇAS EM UMA CRECHE
Autores
AMANDA ESPÍNDOLA QUEIROZ (Relator)
ALEX SANDER CARDOSO DE SOUZA VIEIRA
CÁSSIA DE PAULA PIRES
ANA MARIA DE SOUZA MATOZO
CAMILA SANTOS PRIETO
PRISCILA MARIA MARCHETI FIORIN
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO:A educação em saúde visa à promoção da saúde e prevenção de agravos, no qual a interação da enfermagem com Creches, proporciona medidas educativas e preventivas. Assim, o ensino através da aprendizagem lúdica pode ser apontado como forma de interação e ajuda no engajamento e processo de aprendizagem, pois a mesma transmitirá o conhecimento auxiliando no interesse e motivação do conteúdo apresentado através do teatro, onde esse aprendizado ocorre dentro do mundo da criança. OBJETIVO: Ensinar crianças sobre a importância da higiene corporal, bucal, lavagens das mãos e manejo inadequado do lixo como causa das doenças como a Dengue, Chikungunya e Zyka vírus. METODOLOGIA:Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde realizou-se uma educação em saúde com exposição lúdica através de teatro com fantoches, música e dança nas quais retratavam a importância dos cuidados da higiene na infância, além de orientar as medidas de combate contra a proliferação do Aedes aegypti, realizada em uma Creche na cidade de Campo Grande/MS. RESULTADOS: A apresentação contou com 68 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade que foram dispostos sentados, onde os mesmos foram expectadores de uma peça teatral que continha dois personagens que dialogavam entre si e interagia com as crianças. Suas falas eram complementadas com canções e danças temáticas, com o intuito de demonstrar e orientar as crianças sobre a importância da higiene. No final da apresentação os personagens do teatro abordaram o assunto referente ao manejo inadequado do lixo e sua contribuição para o aumento de causas de doenças geradas pelo Aedes aegypti. Assim, a enfermeira da UBS finalizou a ação reforçando quanto às intervenções no ambiente familiar da criança. Percebeu-se a participação ativa das crianças, além dessa experiência proporcionar conhecimento e aprendizagem a elas, onde as mesmas relatavam sobre o cuidado da higiene quando questionadas. CONCLUSÃO: Essa vivência proporcionou o desenvolvimento de aptidões quanto à organização e planejamento de ação. Além disso, a forma interativa do trabalho contribuiu para o resultado, considerando que é na fase infante que eles estão aptos a aprender e disseminar o conhecimento adquirido. A ação em saúde realizada com este público alvo e nesta faixa etária serve de subsídios para a construção de novos projetos e trabalhos com a finalidade de atingir mudanças futuras em saúde.