Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PROJETO HUMANIZAR-SE PARA HUMANIZAR
Autores
JEAN CARLOS FONSECA DE SOUSA (Relator)
JACQUELINE CRISTINA MATOS DE FREITAS
FRANCISCA FERNANDA DOURADO
LILIA MARIA DE CARVALHO SILVA
GARDÊNIA SAMPAIO LEITÃO
HERMÍNIA MARIA SOUSA DA PONTE
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A humanização é associada à qualidade do cuidado, que incluiria a valorização dos trabalhadores, reconhecimento dos direitos dos usuários e relação entre os serviços de saúde (MOREIRA et al, 2015). No que concerne área, no caso a enfermagem, a humanização é uma ferramenta de cuidado que facilita a emancipação do sujeito. Logo, contribui para a integralidade e equidade na atenção á saúde. OBJETIVO: Relatar as vivências dos acadêmicos de enfermagem em um projeto de humanização, no atendimento universal e integral aos usuários de saúde. METODOLOGIA: É um estudo descritivo do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, vivenciada por acadêmicos de enfermagem do Projeto de Pesquisa e Extensão Humanizar-se para Humanizar em um setor traumatológico e clínico de um hospital referência na zona norte Cearense. Foi realizado no período de fevereiro a dezembro de 2016. O projeto de humanização é desenvolvido semanalmente, com carga horária de quatro horas por dia. Entre as ações desenvolvidas destacam-se: o acolhimento, a escuta e o auxilio os pacientes e seus familiares, que assim desejarem além, de facilitar o acesso no ambiente hospitalar. A análise dos achados foi exposta em duas categorias, a saber: o acolher e a humanização e extensionista e os profissionais de saúde. RESULTADOS: Na categoria: o acolher e a humanização foram possíveis compreender que a comunicação se apresentou como um instrumento valoroso para um cuidado genuíno e humanizado uma vez que auxiliava na descrição e compreensão da experiência vivida pelo ser humano, vulnerabilizado pelo processo do adoecimento e hospitalização, além de permite acesso e acessibilidade aos usuários e familiares. Referente ao: extensionista e os profissionais de saúde foram possíveis construir vínculos com a equipe, contribuir com os processos de trabalho destes profissionais e (re) significar de formas colaborativas as práticas destinadas às pessoas no setor vivenciado. CONCLUSÃO: Assim, sumarizando as questões acima, se percebe que o projeto humanizar-se para humanizar foi de valia satisfatória aos acadêmicos de enfermagem, uma vez que permitiu exercer o acolhimento como estratégia de cuidado, assim como aproximar os mesmos dos profissionais de saúde do setor. REFERÊNCIAS: MOREIRA, Márcia Adriana Dias Meirelles et al. Políticas públicas de humanização: revisão integrativa da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 20(10): 3231-3242 2015.