Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título SÍFILIS: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO AOS USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MANUELA FURTADO VELOSO DE OLIVEIRA (Relator)
RAQUEL SILVA NOGUEIRA
MIKAELLY ALMEIDA AMORIM OLIVEIRA TEIXEIRA
PAULA VALERIA DIAS PENA COSTA
ALDEYSE TEIXEIRA DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO:A sífilis é uma infecção sistêmica, causada pela bactéria Treponema pallidum, e que, quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma doença crônica com sequelas irreversíveis em longo prazo. É transmitida predominantemente por via sexual e vertical. A transmissão por transfusão sanguínea é rara, devido a triagem rigorosa quanto a presença do T. pallidum. A infecção da criança pela bactéria a partir da mãe acarreta o desenvolvimento da sífilis congênita. Classicamente, os estágios da sífilis são classificados como: sífilis primária, sífilis secundária, sífilis latente e sífilis terciária. O diagnóstico dá-se através de teste rápido e exame sorológico. O tratamento é através do antibiótico Penicilina Benzatina. Como prevenção, utilização de preservativo em todas as práticas sexuais. OBJETIVO: Relatar a relevância da educação e prevenção sobre Sífilis ao usuários da Atenção Básica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência realizado no primeiro semestre de 2017 a partir de estágio supervisionado de Saúde Coletiva no 5º ano, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região metropolitana de Belém/PA. Durante o período de estágio, foi observado um alto índice de resultado positivo nos testes rápido para Sífilis. RESULTADOS: Foi realizado uma ação educativa na sala de espera da Unidade com cartazes e folders informativos, além da realização do teste rápido a partir da demanda espontânea. Notou-se que a maioria dos usuários não conhecia e ou nunca tinha realizado o exame; clientela em sua maior parte acima de 50 anos. De 21 testes executados, foram detectados 05 reagentes para sífilis. Todos os usuários foram orientados quanto ao resultado, notificados e encaminhados para início do tratamento. CONCLUSÃO: Percebeu-se que apesar do desconhecimento sobre o tema pelos usuários, houve participação ativa na ação educativa e aceitação para realização do teste rápido, assim como nos resultados positivos. É necessário ainda, um maior interesse por parte dos profissionais da Unidade em promover ações educativas, assim como maior capacitação deste para desenvolver os testes e conduzir a consulta de um paciente sifilítico.