Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: CONTRIBUIÇÕES E INCENTIVOS
Autores
ALEX BRUNO DOMICIANO DO CARMO (Relator)
BEATRIZ DE LIMA MAIA
PEDRO DE BRITO PRESTES JÚNIOR
HELTON CAMILO TEIXEIRA
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Ao ingressar na vida acadêmica o universitário se encontra com novas perspectivas e possibilidades de estudo, pois no decorrer da graduação ele terá contato com didáticas variadas que lhe oferecerá bases teóricas e práticas para uma formação acadêmica e profissional de qualidade. Nesse processo de construção acadêmica, a oportunidade de adquirir experiências é farta devido a quantidade de ferramentas e atividades extracurriculares disponível para o aluno, como a monitoria. A prática da monitoria serve como caminho para o aluno ampliar seus conhecimentos em sua graduação, cooperar com o processo de ensino-aprendizagem dos discentes e a oportunidade de desenvolver habilidades próprias à docência. OBJETIVO: Relatar a experiência da monitoria, com intuito de esclarecer sobre as contribuições e ferramentas de incentivo à docência, aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do aluno monitor. METODOLOGIA: Estudo com abordagem descritiva caracterizada por um relato de experiência, que busca descrever a vivência discente na monitoria da disciplina de Anatomofisiologia ofertada no 1º período no curso de graduação em enfermagem de uma IES. Tal experiência sucedeu no município de Porto Velho-RO, no período de março a maio de 2017. Neste trabalho houve um levantamento bibliográfico, onde realizou-se pesquisas em artigos científicos publicados no período de 2012 a 2014, a respeito do campo da monitoria e sobre o interesse na docência, disponíveis na base de dados no Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) RESULTADOS: A disciplina citada é de suma importância no curso de graduação em enfermagem, pois harmoniza uma melhor concepção referente a anatomofisiologia do corpo humano para compreensão do processo de estado saúde doença. Por ser uma disciplina bastante ampla e complexa, se torna fundamental a ação da monitoria. A monitoria entra nesse momento para auxiliar o ensino aprendizagem e descobrir a vocação do aluno monitor em relação à docência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos, a partir de nossas experiências, que a monitoria se configurou como uma importante atividade desempenhada pelo monitor para seu crescimento pessoal e profissional, além de contribuir na qualidade de ensino para uma adequada formação acadêmica. DESCRITORES: ensino, enfermagem, motivação. REFERENCIA: MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Catussaba. 2013. Acesso em: 10 maio. 2017.