Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO A DISTANCIA COMO MÉTODO PEDAGÓGICO NO AUXILIO A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Autores
MARIANE FERREIRA VIEIRA (Relator)
NÍVEA CARLA TAVARES BARBOSA
PRISCILA XIMENES DE PAIVA
BENEDITO CARLOS CORDEIRO
MARIA LELITA XAVIER
VILMA DA SILVA ANTONIO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
A Educação permanente em saúde (EPS) é vista como uma prática político-pedagógica que vem para auxiliar o processo de sanar as necessidades presentes no cotidiano dos profissionais que fazem parte dos serviços de saúde no Brasil, tendo dessa forma, sido estabelecida como uma Política de Saúde, na XII Conferencia Nacional de Saúde e no Conselho Nacional de Saúde (CNS), que foi formalizada através da Resolução CNS n.353/2003 e da Portaria MSGM n 198/2004. Compreende-se que o aprender deve valorizar a forma como o trabalho deve ser realizado e na área de saúde, a educação de seus trabalhadores requer prioridade no que se refere ao aprimoramento dos métodos educativos utilizados na busca pela eficácia do serviço oferecido por uma equipe multiprofissional. Entendendo que a EPS tem como base uma aprendizagem que foca em questões problematizadoras, e propõe estratégias que auxiliem na construção individual e coletiva na qual cada protagonista do SUS (usuários, gestores e trabalhadores), possam participar do processo de saúde como um todo, estabelecendo comunicação no sentido de buscar, compartilhar, ensinar, aprender, discutir e rever conceitos e pré conceitos e seguindo uma realidade em que as novas tecnologias de Informação e comunicação (TIC) se renovam a cada dia, causando mudanças no cotidiano das pessoas, torna-se imperioso que para uma formação aprimorada, a rede de saúde se utilize destas tecnologias, e é nesta busca por aprimorar o processo educativo que se propõe o uso da Educação a Distância (EAD) como uma das estratégias auxiliadoras deste processo de EPS. O trabalho visa discutir as dificuldades e possibilidades no uso das TICs, em métodos educativos que visam à resolução de questões problema. Esta é uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva, com busca em bases de dados por artigos científicos que discorrem sobre o tema discutido, publicados desde 2009. Dentre os desafios encontrados está à apropriação do uso da TIC e a compreensão das possibilidades presentes em um processo que faz a junção da Educação presencial com a Educação a Distância como um método estratégico que atua como um facilitador da Educação permanente em Saúde. Dessa forma, a EAD é apresentada como uma ação pedagógica que vem para adaptar o conteúdo que se faz necessário discutir, devido à determinada questão problema, aos protagonistas que se deseja capacitar.