Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E A EAD, POSSIBILIDADES E DESAFIOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
NIVEA CARLA TAVARES BARBOSA (Relator)
MARIANE FERREIRA VIEIRA
BENEDITO CARLOS CORDEIRO
MARIA LELITA XAVIER
RENATO SILVA DE CARVALHO
ANA LUCIA ABRAHÃO DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
A Educação à distância (EAD) na área da saúde surgiu da emergente necessidade de formar recursos humanos adequados às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem, como uma de suas atribuições, o papel de ordenar a formação de profissionais para a área de saúde. As exigências apresentadas visando à qualidade nas ações em saúde, a necessidade e a importância da formação permanente e a pesquisa desenvolvida, apontam a EAD como alternativa para inserção dos profissionais nos programas de formação onde a reflexão e a ação poderão resultar em mudanças significativas.Ressalta-se ainda que a EAD, aliada às tecnologias de informação e comunicação (TIC), favorece ao aluno autonomia e flexibilidade em seus estudos. Considerando que existem desafios à serem enfrentados pelos profissionais da área de saúde, com relação ao acesso à formação, percebe-se que a EAD é uma estratégia para a educação permanente em saúde. Este trabalho tem como objetivo levantar produções científicas nacionais acerca do tema; Identificar as possibilidades e os desafios apontados pelas publicações do processo de ensino aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias no ensino à distância. A revisão integrativa foi realizada na base de dados LILLACS entre os dias 03 a 08 de abril de 2017, utilizando os descritores Educação à Distância, Pessoal de Saúde e Capacitação em Serviço. Foram incluídas as produções completas que continham como assunto principal: Educação em Enfermagem (28), Atenção Primaria a Saúde (4) e Sistema Único de Saúde (6). E excluídas as que não se referiam aos profissionais de saúde. Entre os principais resultados, apontaram-se como desafios a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) necessária para viabilização deste processo e a dificuldade de acesso aos recursos. Elenca-se como possibilidades a socialização de conhecimentos que ultrapassam a exposição oral e a utilização de propostas pedagógicas centrada no aprendizado crítico, reflexivo, autônomo e com base no diálogo entre a teoria e a vivência prática mediada pelas TIC, levando a discussão necessária quanto a ampliação da percepção enquanto profissionais da área de Saúde. Neste sentido, a EAD apresenta-se como alternativa para inserção dos profissionais nos programas de formação, sendo que as atividades práticas devem ser realizadas na modalidade presencial, favorecendo a reflexão e a ação, podendo resultar em mudanças significativas na prática profissional.