Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título PET GRADUASUS-INTEGRAÇÃO FACISA EMCM/UFRN NA PROMOÇÃO EM SAÚDE NO INTERIOR DO RN
Autores
CLAUDIA VICENTE DE OLIVEIRA (Relator)
JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR
DAMIÃO WELSON DE ARAÚJO
MARIA APARECIDA PAULO DOS SANTOS
LUCIANE PAULA BATISTA ARAUJO DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Relato de experiência durante o Programa de Educação para o Trabalho PET SAÚDE GraduaSUS, que incentiva docentes, discentes, e, profissionais dos serviços integrados ao SUS e SUAS do município de Santa Cruz/RN, atuarem de forma transdisciplinar e multiprofissional em atividades que contemplam as faces Gestão-Ensino-Atenção-Controle social. Objetivos gerais: Apresentar o desenvolvimento das atividades do primeiro ano do PET SAÚDE GraduaSUS na UFRN envolvendo FACISA e EMCM. Metodologia: Estabelecimento de diagnósticos dos serviços, análise das cadeias produtivas em macroprocesso; método PBL (Problem Based Learning); análise das Diretrizes curriculares Nacionais do curso de enfermagem (DCNs); estudos comparativos de Projetos Pedagógicos do curso (PPC) em diversas instituições; pesquisas sobre o perfil do egresso/competências para o exercício profissional da enfermagem e suas evidências durante a formação. Construção de grupo focal com a população geral através de temas geradores pelas pesquisas. Resultados e discussões: Nestes contextos, o projeto proporciona a análise crítico-reflexiva da formação em saúde, amplia os espaços de discussão sobre a gestão e o ensino, reconhece-se através do seu trabalho, é reconhecido pelos seus pares, e pela sua atuação representando-se socialmente, fortalecendo a Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS, expondo ainda, as necessidades para a construção de um ensino adequado à regionalização e sua realidade. Conclusão: Conclui-se então, que as atividades do programa corroboraram para práticas que aproximam cada vez mais os profissionais, discentes e docentes dos cursos da área da saúde para atuarem em conformidade com o SUS e seus princípios e diretrizes.Referências: Ceccim, Ricardo Burg ; Feuerwerker, Laura C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004.