Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ATITUDE E PRÁTICA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA LAVAGEM DAS MÃOS COM CRIANÇAS DE UMA COMUNIDADE
Autores
LETÍCIA DE CARVALHO MAGALHÃES (Relator)
ISABELLE CHRISTINE CHAVES BRITO
TATIANA ANDRADE LAGOAS FRANCO
MARIA ODETE DE QUEIROZ LIMA TAVARES
ANNA PAULA SOUSA DA SILVA
ISABELLA LIMA BARBOSA
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A higienização das mãos é uma medida importante a qual é reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, colocá-la em prática consiste em uma tarefa complexa e difícil. Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente. Dessa forma, é necessária uma especial atenção de gestores públicos, administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização do profissional de saúde à questão. OBJETIVO: Relatar a experiência na atitude e prática de lavagem das mãos dentro do contexto educacional para crianças de uma comunidade na periferia METODOLOGIA: Trata de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em uma ação de extensão do programa “Bons Vizinhos” em uma comunidade da periferia de Fortaleza-Ce, durante o mês de setembro de 2016. O mesmo caracteriza-se como atividade de compromisso social, ético e político conforme a portaria 5010/2016, por meio da vivência de atuação do estudante no campo da Saúde Coletiva. Embasado em revisão de literatura. RESULTADOS: O processo da técnica da lavagem das mãos contou com a participação de 20 crianças. Foram disponibilizadas ás crianças uma tecnologia bastante atrativa e colorida confeccionada por alunos da graduação de Enfermagem, no intuído de abordar de maneira lúdica as informações sobre a técnica da lavagem das mãos. Para facilitar a compreensão, foram feitas duas mãos de EVA, exemplificando a primeira cheia de bactérias coloridas e que faziam caretas, com a finalidade de mostrar uma imagem negativa, e a outra mão limpa e sem bactérias. Deste modo foi possível diferenciar e intensificar a proposta. As seguintes perguntas foram feitas as crianças: Como que você lava as mãos? Qual dessas mãos está mais bonita? O que você usa para lavar as mãos? Muitas não lavavam com sabão e todas não sabiam lavar as mãos corretamente. CONCLUSÃO: Foi notório a adesão da pratica da lavagem das mãos no cotidiano das crianças, algumas relataram que irão utilizar a técnica correta e sempre que necessário, nos devidos momentos que foram relatados durante nossa ação. Ao realizar esse tipo de educação em saúde, fica evidenciado que a prevenção primaria é a melhor opção para a promoção do autocuidado no processo saúde doença.