Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
LUANDA DE MOURA MENDES (Relator)
ISABEL CRISTINA RIBEIRO REGAZZI
ALANA VILELA BURKHARDT
ALEXIA DE SOUZA DIAS
EVELYN CRISTINA QUIRINO SALDANHA
MAYCON DAS GRAÇAS DRUMMOND
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Saúde Mental e Atenção primária em saúde são contextos que se relacionam a partir de um elemento comum entre eles, a superação das limitações/dicotomia da abordagem e do cuidado ao individuo. O enfoque da saúde mental nos ambientes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) é compreendido a partir de intervenções que já fazem parte do cotidiano do processo de trabalho das equipes de saúde, como a territorialização, vínculo, escuta qualificada e integralidade do cuidado. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem no processo de ensino-aprendizagem na prática de Saúde mental no município de Casimiro de Abreu/RJ durante o segundo semestre de 2016. METODOLOGIA: Trata-se de um Relato de experiência, que emergiu de uma disciplina de caráter teórico e prático, ofertada no 8º período do curso de graduação em enfermagem, denominada Habilidades profissionais na assistência em saúde mental e psiquiatria. O cenário se constituiu em uma ESF, localizada no município de Casimiro de Abreu/RJ. As atividades dos acadêmicos compreenderam três momentos: visitas domiciliares, sala de espera e ação educativa na escola. RESULTADOS: No decorrer do processo, foi possível compreender que a saúde mental não estava ligada somente aos aspectos da doença/patologia, mas, sobretudo em atuar na atenção básica sobre a ótica de possibilitar/promover condições melhores de vida e de saúde para a população. Na visita domiciliar, pode-se desconstruir algumas concepções e pré-conceitos dos acadêmicos sob o cuidado em saúde mental, proporcionando um olhar mais integral e humanizado ao usuário com sofrimento psíquico. Foram desenvolvidas duas salas de espera e uma atividade educativa, com usuários da unidade de saúde e com adolescentes de uma escola pertencente ao território da ESF, respectivamente. As temáticas foram: Transtornos alimentares, sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis, crescimento/desenvolvimento e seus impactos na saúde mental. CONCLUSÃO: Configurou-se em um momento de compartilhamento experiências, troca de saberes e práticas cotidianas que refletem nas questões psíquicas. Essas vivências acadêmicas permitiram que os acadêmicos de enfermagem compreendessem a importância do cuidado em saúde mental no campo da saúde coletiva. Ao final da disciplina foi desenvolvido um diário etnográfico, proporcionando aos discentes uma abordagem crítica e reflexiva do aprendizado, das percepções subjetivas e experiências vivenciadas.