Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
Autores
JOÃO JOADSON DUARTE TEIXEIRA (Relator)
JOELSON ANGELO VICTOR
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA GUERREIRO
NATASHA MARQUES FROTA
BRUNA MICHELLE BELÉM LEITE BRASIL
MÔNICA OLIVEIRA BATISTA ORIÁ
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma das situações mais graves que pode acontecer com o indivíduo, sendo responsável por uma elevada morbimortalidade mesmo quando ocorre o atendimento inicial à vítima. Com isso, o ensino das manobras de Reanimação Cardiopulmonar durante a graduação para os estudantes da área da saúde em especial de enfermagem é indispensável para um atendimento de qualidade a vítima. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento de acadêmicos de enfermagem de uma faculdade privada sobre Reanimação Cardiopulmonar. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa dos achados da pesquisa. Os dados foram coletados em uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Fortaleza-CE, no primeiro semestre de 2016. A amostra foi composta por 67 alunos matriculados a partir do quinto semestre do curso de graduação em enfermagem da instituição. Para a coleta de dados sobre o conhecimento teórico foi elaborado um questionário com 40 questões objetivas baseado nas diretrizes internacionais de emergência cardiovascular e ressuscitação cardiopulmonar recomendadas pela American Heart Association, conforme as guidelines de 2015, abordando os seguintes itens: definição de PCR; primeira atitude ao encontrar uma vítima inconsciente; Cadeia de Sobrevivência Extra-Hospitalar 2015; avaliação de responsividade; atendimento a vítima com Desfibrilador Automático Externo (DEA) disponível no local; posição da vítima para realizar RCP; ciclos de compressão/ventilação; como agir na presença de um colapso súbito; fundamentos da RCP de alta qualidade; tempo gasto para checar pulso; e, sequência correta dos procedimentos de Suporte Básico de Vida (SBV). O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com n° 1.823.885 e CAEE n° 60951816.4.0000.5512. RESULTADOS: A média da pontuação dos alunos foi 5,45 pontos e a mediana foi 5,5 pontos. Verifica-se, ainda que, a pontuação mínima obtida foi 2,0 pontos e a máxima de 9,5 pontos. CONCLUSÃO: A partir dos resultados do presente estudo percebe-se que o conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem da instituição apresenta certa limitação, fato que reflete na incorporação de novas estratégias no cenário de sala de aula e no contexto das aulas práticas, uma vez que o conteúdo de PCR deve ser um assunto de domínio do profissional enfermeiro.