Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O EMPREGO DA DRAMATURGIA NO ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Autores
JOYCE PEREIRA DOS SANTOS MUNIZ SILVA (Relator)
CHRISTINA SILVA COSTA KLIPPEL
BELCHIOR GOMES BARRETO NETO
FLAVIA NASCIMENTO ANDRADE
MARINA UEHARA WALERIANA DE CARVALHO NOGUEIRA
THIAGO LIMA DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Ensino baseado em Simulação tem demonstrado ser adequado para desenvolver nos discentes habilidades práticas e psicomotoras, em ambiente seguro e controlado. A fim de conferir fidedignidade aos cenários de trauma, a inserção da Dramaturgia com a participação de atores contribui para simular cenas da vida real, de acordo com o caso padronizado. A Moulage consiste em uma técnica de maquiagem tridimensional que reproduz um modelo desenhado previamente, permitindo aos discentes identificar lesões e interpretar sinais preditivos de agravamento do paciente, de acordo com o planejamento didático. O estudo teve como objetivo descrever as estratégias para caracterização do paciente padronizado no Ensino baseado em Simulação no Curso de graduação de Enfermagem em uma Universidade privada no Rio de Janeiro. Na disciplina de Assistência de Enfermagem ao Cliente em Alta Complexidade, os alunos do Curso de Enfermagem participam de atividade teórico-prática de ensino do atendimento inicial ao paciente politraumatizado, através do emprego de Simulação com o paciente padronizado. Para cada cenário, os professores da disciplina elaboram um roteiro detalhado, descrevendo todas as possíveis lesões do caso a ser apresentado. Os alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade desempenham os papéis dos pacientes e também participam do planejamento da maquiagem, pela técnica de Moulage. Cada personagem é, então, caracterizado, de acordo com o planejamento didático do caso a ser apresentado. A caracterização do ator, através da Moulage, contribuiu para a identificação dos tipos de lesões no paciente padronizado vítima de trauma, estimulando, nos alunos, o raciocínio clínico e a tomada de decisões para o atendimento inicial. Conclusão: A fim de conferir fidedignidade ao cenário de trauma, a perfeita caracterização do paciente padronizado exige expertise em Moulage, materiais específicos e disponibilidade dos atores, a fim de reproduzir cenários semelhantes à realidade e despertando, no estudante, o interesse pela disciplina e o desenvolvimento de competências.