Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título REFLEXÕES ACERCA DA MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA ENQUANTO ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA
Autores
ERIKA MARA VALENTIM DA SILVA (Relator)
RAFAELA CAROLINI DE OLIVEIRA
IZABEL VIVIANE DE OLIVEIRA FAGUNDES
MARCOS VINICÍUS DA SILVA BENTO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A iniciação à docência é capaz de proporcionar ao discente-monitor um ambiente de ampliação de vínculos e habilidades por meio da otimização do aprendizado, e suas experiências adquiridas durante a graduação de enfermagem, construindo um forte elo entre a docência e a qualidade na assistência dos futuros profissionais enfermeiros, tornando capaz de complementar seus conhecimentos, adquirindo mais destreza e habilidades, capacidade de comunicação e postura ética, aspectos inerentes a profissão de enfermagem. Objetivo: Apresentar reflexões sobre a experiência de ser monitor da disciplina de semiologia e Semiotécnica enquanto acadêmicos de enfermagem na assistência profissional em campo de estágio. Metodologia: Trata-se de um relato de experiências vivenciadas enquanto monitores da disciplina de Semiologia e Semiotécnica e acadêmicos atuantes no campo de estágio do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As atividades de monitoria foram desenvolvidas no semestre 2017.1 por discentes-monitores do 6º período de enfermagem. Realizou-se uma análise crítica referente aos reflexos das atividades desenvolvidas como monitores da disciplina sobre a assistência enquanto acadêmicos de enfermagem atuantes em campo de estágio. Discussões e Resultados: Pôde-se observar que a assistência da enfermagem enquanto acadêmicos no campo de estágio apresentou-se bem mais ativa e sincronizada, evidenciando as competências e habilidades necessárias para uma atuação de qualidade do profissional de enfermagem, adquiridas durante o exercício da monitoria, contextualizando os conteúdos dos componentes com a realidade encontrada nos serviços de saúde. No entanto é necessário refletir sobre a conciliação da dupla jornada, que pode torna-se exaustiva, predispondo o discente-monitor a fatores estressores que em longo prazo poderão apresentar um feedback negativo na vida acadêmica e pessoal. Conclusão: A monitoria trouxe para o acadêmico-monitor crescimento pessoal e profissional, oportunizando o espírito de equipe e liderança. Além do aperfeiçoamento do potencial acadêmico, a monitoria proporcionou qualidade nas habilidades técnicas de enfermagem, ética, capacidade de observação crítica e segurança, tornando os acadêmicos mais confiantes ao entrar em contato com o paciente. Referências: SILVA, D.A; BELO, R.N; MORAIS, M.L. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 8, n. 7, 2012.