Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ATIVIDADES EDUCACIONAIS E RECREATIVAS COMO FORMA DE PROMOVER EDUCAÇÃO EM SAÚDE AO PÚBLICO INFANTIL
Autores
LUCAS EDUARDO SANTOS (Relator)
EMILY SANTOS MARINHO
HELESON RODRIGUES MIRANDA
HENNÃ CARDOSO DE LIMA
VINÍCIUS DA ROCHA FRÓES
CÁSSIA HELENA MEDEIROS SOMBRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O lúdico é uma ferramenta importante, principalmente entre crianças, pois as atividades lúdicas podem auxiliar a criança no enfrentamento de doenças e atuar como agente terapêutico contribuindo na melhoria da qualidade de vida1. Com base no planejado o trabalho tem como objetivo descrever atividades de educação em saúde ofertadas por acadêmicos de enfermagem ao público infantil de uma comunidade de Belém. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no período de junho de 2015, com crianças da comunidade Vila Sapo, Belém-PA. Utilizou-se a estratégia do teatro com fantoches para trabalhar temas como: contaminação da água e cuidados com a higiene. Resultados: Evidenciou-se a aceitação e envolvimento das crianças nas atividades propostas, assim como a compreensão dos temas abordados, por meio da participação ativa das mesmas. Conclusão: Percebe-se que o brincar é uma ferramenta que favorece a sociabilidade, interação e dinamismo. Assim, as atividades de educação em saúde devem ser utilizadas para recrear, estimular, socializar e também para cumprir sua função de prevenir doenças e promover saúde. Além de destacar a importância da participação de profissionais de enfermagem no processo de aprendizado e conscientização de crianças com temas que envolvam a educação em saúde. Referências: Leite, JA; Sandoval, JMH. O brincar como estratégia comunicativa de promoção da saúde em crianças hospitalizadas, 2003.