Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ARCO DE MAGUEREZ: CONSTRUINDO UM PROCESSO EDUCATIVO E REFLEXIVO EM UM CENTRO CIRÚRGICO
Autores
ALINNE SUELMA DOS SANTOS DINIZ (Relator)
KEZIA CRISTINA BATISTA DOS SANTOS
AGOSTINHA PEREIRA ROCHA NETA
BÁRBARA REGINA SOUZA DA SILVA
GABRIELA SELLEN CAMPOS RIBEIRO
APOANA CÂMARA RAPOZO
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O centro cirúrgico (CC) refere-se a um espaço dentro da unidade hospitalar destinado a cirurgias de baixa, média e alta complexidade e/ou realização de exames. No centro cirúrgico a dinâmica de trabalho, aliada ao relacionamento entre os profissionais que atuam na referida unidade, deve acontecer de forma harmoniosa, o que por vezes não é observado. Objetivo:Utilizar a Metodologia da Problematização do Arco de Maguerez para propor soluções ao problema identificado em um centro cirúrgico de um hospital universitário. Metodologia: Utilizou-se o Arco de Maguerez em suas cinco etapas: observação da realidade, identificação dos problemas, teorização do problema, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Resultados:Através da observação da realidade identificou-se como problema a dificuldade na comunicação e relacionamento interpessoal entre os profissionais. Pontos chaves:Comunicação deficiente ou falha na comunicação; formação de “guetos” profissionais; sobrecarga de trabalho e funções.Teorização do problema: A comunicação é uma ferramenta importante para o trabalho no CC, passando a ter a função de promover o relacionamento entre as pessoas. Sua desarmonia interfere na dinâmica de funcionamento do serviço e no trabalho em equipe, podendo gerar danos à saúde desses profissionais e dos pacientes. Hipóteses de solução: Melhora da comunicação e do relacionamento interpessoal entre os profissionais; estimular a resolução de conflitos com diálogo participativo; aprimorar o convívio no setor. Aplicação à realidade: estímulo à busca de melhor comunicação e consequentemente melhor relacionamento interpessoal multiprofissional, escuta humanizada, resolução de conflitos. Conclusão: O do Arco é uma alternativa de ensino reflexivo e construtivo, sendo um referencial teórico-metodológico que possa ajudar o profissional no seu trabalho com o conhecimento teórico-prático. O desenvolvimento do pensamento crítico aperfeiçoou a compreensão da importância da manutenção harmoniosa da comunicação e relacionamento interpessoal no setor estudado. Referências:CAREGNATO, R. C. A. Estresse da equipe multiprofissional na sala de cirurgia: um estudo de caso. Porto Alegre (RS): UFRGS/Escola de Enfermagem; 2012. MARTINS, C.C.F et al. Relacionamento Interpessoal da Equipe de Enfermagem x Estresse: limitações para a prática. Cogitare Enferm.2014. OLIVEIRA, T. R, SIMÕES, S. M. F. As faces da comunicação na prática da enfermagem: Uma pesquisa bibliográfica.Rev.bras.enferm,2010.