Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título SATISFAÇÃO NO SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
VAGNER MARINS BARCELOS (Relator)
MAIARA NOGUEIRA BARBOSA
ANA PAULA AMORIM DA SILVA
RAQUEL MORAES DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A saúde mental é um conceito atual que envolve as atividades promocionais, preventivas e de cuidado com pessoas e grupos que apresentam vulnerabilidades e transtornos psíquicos. Atualmente, houve mudanças nos serviços que atendem às pessoas em sofrimento psíquico, mudanças no fazer dos profissionais, mudanças nos direitos dos usuários dos serviços e principalmente mudanças nos conceitos de saúde, doença mental, atenção à saúde, cidadania, terapêutica, entre outras.¹ A satisfação dos usuários é um preditor da adesão ao tratamento e do uso dos serviços de saúde, sendo também uma importante medida da qualidade da atenção em saúde.² OBJETIVO: Buscar a satisfação no serviço de saúde mental. METODOLOGIA: Para realização a pesquisa foram investigadas produções indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados de Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (Medical Literature Analysisand Retrieval System Online – MEDLINE) e Base de dados em enfermagem (BDENF). RESULTADOS: Podemos observar que buscar a satisfação nos serviços de saúde mental é o caminho para a melhoria da qualidade da assistência, porem temos que nos atentar a satisfação dos diferentes membros envolvidos no processo assistencial para que haja uma real qualidade do serviço. CONCLUSÃO: O estudo mostra que a satisfação em saúde mental tem diversos vieses pois os diversos entes envolvidos no processo, Profissionais, usuários, e familiares tem visões diferente do entendimento da satisfação com o serviço de saúde mental. Estas visões diferentes não significam que o serviço está ruim ou bom de acordo com o com o indivíduo avaliado temos que observar bem o contexto e a necessidade de cada um para que tenhamos um serviço de qualidade com foco no usuário. Referências: 1-AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro. Editora Fiocruz, 2007. 2-BARBOSA, G. C., OLIVEIRA, M. A. F., MORENO, V., PADOVANI, C. R., CLARO, H. G., & PINHO, P. H. Satisfação de usuários em um Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (14), 31-37, 2015.